Notifications
Clear all

Busca de maior valor em fórmula existente

6 Posts
2 Usuários
0 Likes
1,563 Visualizações
(@zerado02)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Olá,
Uso constantemente uma planilha e sempre teve algo que me intriga em uma das células.
Primeiramente, irei explicar o que acontece.

Abrindo a imagem anexa, pode-se observar que quando eu tenho algum número na coluna “A” (marquei errado o número 4 na foto, o correto seria o da coluna A), o cálculo não é efetuado na coluna “H” (#NUM!). Irei colocar a fórmula da coluna “H” abaixo:
{=MAIOR(SE(CTRECHOPARASOMA=A12;‘Ent. Dados Sarjeta’!$M$9:$M$308;"");1)}

Basicamente ela puxa de outra aba (Dados Sarjeta) as informações dos textos “R–-” e calcula o tempo por esta fórmula.

Eu gostaria de manter esta fórmula que puxa o “R–”, porém acrescentar uma condição/critério que se não for calculado algum valor para “R–”, ele puxe o maior valor que chega neste número “4”.

Explicando melhor, as células C9, C10 e C11, todas tem o número “4” preenchido, isso porque esses 3 trechos irão para o trecho “4” (grifado); e na coluna “J” são calculados os tempos finais (15,13 ; 15,15 ; 15,16)

Eu gostaria de acrescentar na fórmula que citei um critério que puxe o maior desses 3 valores da coluna “J” caso não tenho sido calculado com o “R–”. Porém não gostaria que puxasse somente as 3 linhas acima (9, 10 e 11), gostaria que verificasse isso em todas as células da coluna “J” em um intervalo que eu estipular (ex: J4:J200).

Já fiz essa pergunta em 3 sites diferentes e não obtive respostas.

Não sei se consegui ser claro em tudo, agradeço a atenção.

 
Postado : 03/03/2021 8:55 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

Bem vindo ao Planilhando, @zerado02!

O melhor a fazer é antes de tudo anexar aqui mesmo não uma imagem (ok, também ajuda) mas um modelo resumido contendo esses conjuntos de planilhas, intervalos e nomes definidos que constam em seu problema. Do contrário, teremos que criar todo esse cenário do zero para podermos analisar, o que desestimula quem se dispõe a te ajudar.

Uma especulação acerca de seu problema: embora o foco de sua pergunta não seja o motivo do erro #NÚM!, mas ele deve estar ocorrendo pelo fato de que a condição em SE(CTRECHOPARASOMA=A12;‘Ent. Dados Sarjeta’!$M$9:$M$308;"") está retornando FALSO e portanto retorna o valor vazio ( "" ). Ao avaliar a expressão, a função MAIOR exige que pelo menos um dos valores a avaliar seja um número. Como vc retornou apenas o valor vazio, dá o erro indicado.

Quanto ao fato de CTRECHOPARASOMA=A12 não encontrar o valor "4" deve ser porque ou o valor realmente não existe na planilha Ent. Dados Sarjeta ou o Excel está avaliando o valor como número numa tabela e como texto na outra. Para contornar isso, formate a coluna A toda como texto nas duas tabelas, já que são códigos alfanuméricos.

 
Postado : 03/03/2021 9:55 am
(@zerado02)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Obrigado pela recepção @EdsonBR

Tentei fazer o que falou porém não obtive resultado.

Estou enviando a Planilha anexa para tentarem me ajudar, mais uma vez agradeço pela atenção.

 
Postado : 03/03/2021 11:15 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 
 
Postado por: @zerado02

Eu gostaria de acrescentar na fórmula que citei um critério que puxe o maior desses 3 valores da coluna “J” caso não tenho sido calculado com o “R–”. Porém não gostaria que puxasse somente as 3 linhas acima (9, 10 e 11), gostaria que verificasse isso em todas as células da coluna “J” em um intervalo que eu estipular (ex: J4:J200).

Há um problema pra fazer da forma que vc deseja quando acontecer essas ocorrências do trecho (numérico ou não) não existir:

Pelo que entendi, nesses casos vc quer colocar na coluna H o maior valor da coluna J onde coincidem os valores da coluna C com o do código do trecho, correto?

O problema é que a coluna J ela mesma também depende da própria coluna H que vc quer inserir a fórmula, ou seja, dá problema de Referência Circular, portanto dá erros e/ou resultados absurdos.

Analise corretamente onde pode estar errando nessa lógica adotada para a determinação dos valores.

 
Postado : 03/03/2021 1:47 pm
(@zerado02)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Entendi, realmente não havia pensado nisso Edson.

Talvez consiga me ajudar com outra dúvida que acredito ser mais simples.

Eu gostaria de ocultar as linhas que mostram “0” e “0,00”.
Isso somente para a coluna D. Porém gostaria de selecionar um intervalo de células desta coluna.
Imagem anexa.

Obs: todos os valores zeros são calculados.

Talvez seja mais fácil fazer isso por VBA, eu acho.

 
Postado : 03/03/2021 2:57 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

Sim, teria que ser por VBA ou com filtro manual.

Onde está essa planilha? Não encontrei essa faixa de dados que vc mostrou na figura dentro de sua Pasta de Trabalho Excel.

 
Postado : 03/03/2021 11:13 pm