Utilizar fórmula SE...
 
Notifications
Clear all

Utilizar fórmula SE apenas em datas úteis

4 Posts
2 Usuários
0 Likes
521 Visualizações
(@jose0275)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Oi gente, estou tentando criar uma fórmula para fazer um alerta para quando a data estiver próxima em 2 dias, eu sou iniciante no excel, ent fiz uma junção de formulas SE para poder me salvar

quando a data que quero estiver bem longe da data "hoje", ele vai indicar "No prazo"

Quando estiver faltando 2 e 1 dias para a data que quero, ele vai indicar "Lembrar do Treinamento"

Quando estiver no dia do treinamento, ele vai indicar "Em treinamento"

E se a data já passou, ele indica "Concluído"

 

Porém, eu queria trabalhar apenas em dias úteis, sem considerar o sábado e domingo, e creio que a formula que uso toma a data como número, ent n sei se funcionaria com dias úteis.

 

Tipo, se a data do evento for em uma segunda-feira, a planilha vai avisar no sábado que faltam dois dias, mas o ideal seria que mostrasse na quinta que faltava 2 dias para o evento. Mandei um print com a formula que fiz, se alguem puder me ajudar ficarei extremamente feliz!!

 

 
Postado : 02/12/2023 7:14 am
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Olá, @Jose0275.

Veja se a fórmula abaixo lhe atende.

Você pode acrescentar os feriados na fórmula.

=SE(DIATRABALHOTOTAL(B4;HOJE())>2;"longe";SE(DIATRABALHOTOTAL(B4;HOJE())=2;"chegando";SE(DIATRABALHOTOTAL(B4;HOJE())=1;"é hoje";"passou")))

obs. você pode também aplicar Formatação Condicional na célula que contiver a fórmula para que ela seja colorida com cores conforme o resultado da fórmula.

 

 

 

Osvaldo

 
Postado : 02/12/2023 10:48 am
(@jose0275)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

@osvaldomp infelizmente não funcionou, ela não está me dando a informação que preciso

=SE(B4-HOJE()=0;"EM TREINAMENTO";SE(B4-HOJE()=2;"LEMBRAR DO TREINAMENTO";SE(B4-HOJE()=1;"LEMBRAR DO TREINAMENTO";SE(B4-HOJE()2;"NO PRAZO")))))

esta é a fórmula que utilizei. Meu foco é que a planilha avise quando estiver 2 dias antes do evento, porém queria que pulasse os sábados e domingos, ou seja, se eu tiver um evento segunda, ela irá me avisar quinta-feira, 2 dias antes sem contar sábado e domingo.

 
Postado : 07/12/2023 6:24 am
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Olá, jose0275.

Na fórmula que postei antes estão invertidas as posições da data inicial e data final. Peço desculpas pelo erro.

Veja se a fórmula abaixo corrigida se aproxima do que você quer.

=SE(DIATRABALHOTOTAL(HOJE();B4)-1>2;"NO PRAZO";SE(DIATRABALHOTOTAL(HOJE();B4)-1=2;"LEMBRAR DO TREINAMENTO-2 DIAS";SE(DIATRABALHOTOTAL(HOJE();B4)-1=1;"LEMBRAR DO TREINAMENTO-1 DIA";SE(DIATRABALHOTOTAL(HOJE();B4)-1=0;"EM TREINAMENTO";"CONCLUÍDO"))))

Osvaldo

 
Postado : 07/12/2023 11:48 am