Excluir da soma val...
 
Notifications
Clear all

Excluir da soma valorea de células pintadas

11 Posts
2 Usuários
1 Likes
561 Visualizações
(@samuel182)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

Olá pessoal, sou novo aqui. Estou tentando fazer isso há dois dias, mas sem resultados. Tenho uma planilha na qual na linha 3 possuo células para fazer a soma de todas as linhas de uma determinada coluna. Ocorre que gostaria que no momento em que pinto a célula de uma cor, por exemplo verde, a soma nao considerasse o valor presente nessas células. Alguém consegue me ajudar?

 

Agradeço a todos antecipadamente.

 
Postado : 14/01/2024 1:45 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Olá, @Samuel182.

Qual é o critério utiiizado para pintar as células?

Osvaldo

 
Postado : 14/01/2024 8:11 pm
(@samuel182)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

@osvaldomp olá! São pintadas manualmente. Não tenho um critério vinculante.

 
Postado : 15/01/2024 2:36 am
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Como é feita a escolha das células que serão pintadas? Ou as que não serão pintadas?

Por exemplo: porque R4 está pintada? Porque Y15:AA15 estão pintadas?

Outros: porque E13 não está pintada? Porque A4:K4 não estão pintadas?

Osvaldo

 
Postado : 15/01/2024 7:06 am
(@samuel182)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

@osvaldomp Quando um produto é pronto para a expedição, eu pinto a célula. As células não pintadas de verde são dos produtos que ainda devem ser trabalhados.

 
Postado : 15/01/2024 8:13 am
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Entendi.

Não existe uma função nativa no Excel que reconheça células pintadas/não pintadas como critério para soma, ao menos eu não conheço.

É possível resolver com o uso de macro, por exemplo ao aplicar duplo clique em uma célula ela seria pintada e o seu valor seria excluído da soma.

Se for viável o uso de macro no seu caso e se houver interesse, então retorne que eu elaboro o código.

Osvaldo

 
Postado : 15/01/2024 10:07 am
(@samuel182)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

@osvaldomp foi o que eu encontrei. Estava tentando criar uma funcao no VB mas nao funcionou. Essa ideia da macro e o duplo clique é uma ótima ideia. Se for possível, e vc tiver tempo de elaborar para mim, me fará um gramde favor. Obrigado.

 
Postado : 15/01/2024 2:08 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Cole uma cópia do código abaixo no módulo da planilha Foglio1, assim:

1. copie o código daqui

2. clique com o direito na guia daquela planilha e escolha Exibir Código

3. cole o código no painel em branco que irá se abrir | clique no X para fechar o editor de VBA e assim retornar para a planilha

Private Sub Worksheet_BeforeDoubleClick(ByVal Target As Range, Cancel As Boolean)
If Intersect(Target, Range("C12:AZ29")) Is Nothing Then Exit Sub
If Target.Interior.Color <> 5296274 Then
Target.Interior.Color = 5296274
Cells(3, Target.Column).Formula = Cells(3, Target.Column).Formula & "-" & Target.Address(0, 0)
Else: Target.Interior.Color = IIf(Target.Column Mod 2 = 0, 14994616, xlNone)
Cells(3, Target.Column).Formula = Cells(3, Target.Column).Formula & "+" & Target.Address(0, 0)
End If
Cancel = True
End Sub

funcionamento - o código será executado ao aplicar duplo clique em qualquer célula do intervalo C12:AZ29.

a) se a célula clicada não estiver preenchida de verde, então o código irá preenchê-la de verde e irá acrescentar na fórmula da coluna correspondente na linha 3 a subtração da célula em que ocorreu o duplo clique.

b) se a célula clicada já estiver preenchida de verde, então o código irá remover a cor verde dela e irá acrescentar na fórmula da coluna correspondente na linha 3 a adição da célula em que ocorreu o duplo clique.

obs. vi que há células pintadas a partir da linha 4, porém como as fórmulas da linha 3 consideram a soma somente a partir da linha 12, então coloquei o código para atuar também somente a partir da linha 12 e se você quiser a partir da linha 4, substitua no código C12 por C4.

Retorne se precisar de ajuste/alteração.

Osvaldo

 
Postado : 15/01/2024 6:53 pm
(@samuel182)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

@osvaldomp muitíssimo obrigado. Amanhã de manhã vou tentar e te informo se deu tudo certo. 😉

 
Postado : 16/01/2024 2:48 pm
(@samuel182)
Posts: 7
Active Member
Topic starter
 

@osvaldomp perfeito, ótimo trabalho. Melhor do que eu esperava.
Obrigado e um abraço!

 
Postado : 17/01/2024 8:07 am
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Olá, @Samuel182.

Que bom que resolveu e obrigado por nos informar sobre o resultado.

Abraço.

Osvaldo

 
Postado : 17/01/2024 9:43 am
Samuel182 reacted