Adicionar rateio po...
 
Notifications
Clear all

Adicionar rateio por unidade a um banco de dados

6 Posts
3 Usuários
0 Likes
2,043 Visualizações
(@kyxws)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Bom dia!

Eu sou estagiário na unidade financeira de uma Cooperativa de Crédito e minha contratação/efetivação depende muito desse projeto!
Tenho um banco de dados com cerca de 2 mil dados referente a todas as despesas da Cooperativa nesse ano de 2018, entretanto preciso adicionar o rateio por unidade, mas tenho 22 centros de custos e preciso consolidar os dados em tabela dinâmica para analise.

Segue o link: https://drive.google.com/open?id=1_rj88 ... HRrxXL0q5-
A primeira aba é somente um exemplo com 5 despesas aleatórias, meu banco de dados atual já possuí cerca de 2 mil linhas, possuo também + 10 tipos de pacotes diferentes e + de 200 tipos de contas.
A segunda aba é uma modelo/ideia desenvolvida por mim que preciso muito melhorar e toda ajuda é bem vinda.
E a terceira é um exemplo de como ficaria no final na tabela dinâmica.

- Criei um SE que verifica se está correto a soma do rateio com o valor da nota, exibindo OK e ERRO, com uma formatação condicional de cor. Talvez seria legal a ideia de invés de aparecer ERRO aparecer a diferença, ficando mais fácil de realizar os lançamentos.
- Além de melhorar e muito esse modelo inicial, também seria de muita utilidade uma macro que adicionasse essas 22 linhas em baixo de cada dado do banco de dados, copiando também a formatação acima (igual no modelo que eu criei).
- Fico em dúvida a respeito da viabilidade dessa planilha, pois 2000x22=44mil linhas só até março, ou seja ao final do ano terá cerca de 100 mil linhas.
- Ainda sou muito leigo em VBA, mas deve ter como criar um menu de lançamentos que fizesse tudo isso automaticamente né? Mas inicialmente só melhorar esse banco de dados com o rateio e automatizar o processo de criação seria de muita ajuda, pois ainda está algo muito manual, tenho que copiar e colar em baixo de cada linha esse modelo de 22 linhas agrupadas.
- Creio que a formatação também não esteja não legal né? Usei essa ideia de mescla no histórico pois em alguns casos, a descrição é muito grande.

Muito obrigado a todos desde já!

 
Postado : 12/05/2018 10:50 am
(@kyxws)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Boa tarde pessoal, por favor estou precisando de ajuda urgente nisso! Segue as imagens pra quem não conseguiu efetuar o download da planilha

Esse é um exemplo do meu banco de dados onde preciso adicionar o rateio para 22 centros de custos.

Essa foi uma primeira ideia de solução, esse é o modelo inicial que preciso melhorar e trabalhar em cima dele, preciso de ajuda/dicas na formatação e melhoração.
E também preciso de uma macro que adicione automaticamente essas 22 linhas copiando automaticamente dos dados da linha acima (como feito na planilha, efetuem o download)

No final de tudo preciso analisar e trabalhar os dados em tabela dinâmica como nesse exemplo.

 
Postado : 13/05/2018 11:41 am
brunoxro
(@brunoxro)
Posts: 698
Honorable Member
 

Boa tarde,

Na sua planilha 'MODELO' tenho a sugestão de retirar essas linhas de 'OK' e 'ERRO', no banco de dados linhas assim só atrapalham. E você pode depois usar um Cont.SES() para consolidar os valores.
Outra coisa, não Mescle os valores, muito menos faça isso num banco de dados. Coloque a informação da linha.

Como você determinar o valor rateado de cada centro de custo? Na mão?

100 mil linhas com 7 colunas não deve ser um problema para o Excel (dependendo das configurações do seu PC obviamente).
Você pode pensar em usar o Access, mas ai teria que aprender a usar o programa.

Quando você diz que é leigo em VBA, você sabe alguma coisa ou nada?

att,

 
Postado : 13/05/2018 11:46 am
(@kyxws)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

brunoxro

Boa tarde amigo, muito obrigado pelas dicas. Eu tenho outra planilha com diversas abas e tipos diferentes de rateios, aí eu só copio e colo os valores.
Eu cheguei a ver uma aula inicial de VBA no meu curso de Excel avançado, mas não sei nem como começar a transformar isso em um menu ou coisa do tipo.
Você acha que ao menos a macro dá pra fazer? E o que vc achou da formatação, o que vc melhoraria?

 
Postado : 13/05/2018 12:13 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43753
Illustrious Member
 

Kyxws

Para responder não use o botão Citar, use o botão responder, que fica logo abaixo da janela de resposta.

Como você é novato, para facilitar a tua participação, sugiro tomar conhecimento do conteúdo dos links abaixo:
viewtopic.php?f=7&t=16757
viewtopic.php?f=7&t=203
viewtopic.php?f=7&t=7903
viewtopic.php?f=7&t=3841
viewtopic.php?f=7&t=12600
viewtopic.php?f=7&t=3371

[]s
Patropi - Moderador

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 13/05/2018 4:24 pm
brunoxro
(@brunoxro)
Posts: 698
Honorable Member
 

Boa noite Kyxws,

No montar apenas a tabela sem os valores do rateio não parece muito complitado se você conhece estruturas de repetição.
Porém preencher os valores manualmente é um problema. Nessas planilhas de valores, tem algum padrão?

att

 
Postado : 14/05/2018 4:04 pm