Notifications
Clear all

Ajuda função subtotal + somase

12 Posts
4 Usuários
3 Likes
2,726 Visualizações
(@renatamil)
Posts: 22
Eminent Member
Topic starter
 

Oi Pessoal, tudo bem?

 

Alguém poderia me ajudar, por favor?

 

Eu precisava fazer a soma de acordo com um critério, mas que quando eu filtrasse a planilha ela continuasse aparecendo. Eu imaginei algo como juntar a função somase com subtotal.

Eu queria que aparecesse por exemplo, na célula em amarelo, a soma dos valores gastos com despesas pessoais, e quando eu filtrasse a planilha, em um determinado período o valor ali fosse atualizado automaticamente. Agradeço a ajuda!! 🙂 

 
Postado : 26/01/2023 11:10 am
Tags do Tópico
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Talvez:

=SUBTOTAL(109;C6:C30)

E aplique filtro nas colunas relevantes.

 

Good luck!

 
Postado : 26/01/2023 12:47 pm
daphne
(@daphne)
Posts: 0
Active Member
 

@renatamil qual sua versão do excel??

 
Postado : 26/01/2023 1:55 pm
(@renatamil)
Posts: 22
Eminent Member
Topic starter
 

@daphne eu uso o microsoft 365

 
Postado : 26/01/2023 2:21 pm
daphne
(@daphne)
Posts: 0
Active Member
 

Veja o anexo abaixo e teste. 

Utilizei duas fórmulas auxiliares para me trazer a primeira e ultima linha da tabela, quando você aplica o filtro na coluna DATA:

=CORRESP(AGREGAR(5;5;Tabela2[DATA]);Tabela2[DATA];0)+5

=CORRESP(AGREGAR(4;5;Tabela2[DATA]);Tabela2[DATA];0)+5

E com esses números, é possível montar intervalos que acompanha a tabela quando filtrada, com a função INDIRETO. 

Assim, podemos usar esses intervalos na função SOMASES para conseguir somar apenas suas despesas pessoais.

Logo, a fórmula final fica assim: 

=SOMASE(INDIRETO("E"&E3&":"&"E"&E4);$H$5;INDIRETO("C"&E3&":"&"C"&E4))

 

ps. Na coluna E, na 1 e 2, é onde estão as fórmulas auxiliares - coloquei essa duas fórmulas separadas para não deixar a fórmula final muito muto grande. Você pode ocultar as duas primeiras linhas ou aplicar cor branca na fonte para não afetar a estética da sua planilha. 

 

Este post foi modificado 1 ano atrás por daphne
 
Postado : 26/01/2023 2:41 pm
renatamil reacted
(@renatamil)
Posts: 22
Eminent Member
Topic starter
 

@daphne nosssa meninaaaaaaa, bem assim que eu queria, amei obrigada. mas não entendi nadaaaa, da fórmula. não sei muito de escel. mas obrigada pela ajuda

 
Postado : 27/01/2023 11:26 am
(@renatamil)
Posts: 22
Eminent Member
Topic starter
 

@daphne bom to tentando colocar agora na minha planilha original a fórmula.. esta um pouco difícil rsrs

 
Postado : 27/01/2023 11:35 am
(@renatamil)
Posts: 22
Eminent Member
Topic starter
 

a primeira aba em vermelho é a minha planilha de verdade. e não estou entendo pq não funciona =(

 
Postado : 27/01/2023 11:40 am
P@tropi
(@ptropi)
Posts: 170
Estimable Member
 

@renatamil

Eu apliquei apenas uma formula que faz o que você deseja.
Dê retorno.

[]s

Se a resposta foi útil, clique em curtir na mãozinha.

 
Postado : 27/01/2023 6:51 pm
renatamil reacted
daphne
(@daphne)
Posts: 0
Active Member
 

@renatamil achei uma falha na fórmula que sugeri — daria erro se você aplicasse um filtro de meses não adjacentes, por exemplo, junho e setembro.

A segunda solução que eu ia propor, o usuário @Adalberto7 colocou no comentário acima.
 
Eu só adaptaria as referências da fórmula do @Adalberto7. Utilizaria a referência estruturada (referência de tabela), para você não ter problemas quando inserir dados novos. 
 
Se você não utilizar as referências estruturada, sempre que inserir um novo registro de despesa pessoal, terá que mudar a última linha nas referências da fórmula (manualmente). Caso contrário, eles não serão contabilizados na soma da fórmula.
 
Então para não ter trabalho, só adaptar. Por exemplo:
 
=SOMARPRODUTO(SUBTOTAL(9;DESLOC(Tabela22[VALOR];LIN(Tabela22[VALOR])-LIN($C$5);0;1));--(Tabela22[DESCRIÇÃO]=$I$4))
 
Desculpa qualquer coisa.
Este post foi modificado 1 ano atrás por daphne
 
Postado : 27/01/2023 7:45 pm
renatamil reacted
(@renatamil)
Posts: 22
Eminent Member
Topic starter
 

@adalberto7 Muitíssimo obrigada pela ajuda, ficou ótimo!!!!

 
Postado : 31/01/2023 3:36 pm
(@renatamil)
Posts: 22
Eminent Member
Topic starter
 

@daphne FICOU PERFEITOOOOOO muito obrigada. Imagina não precisa se desculpar, foi exatamente o que eu queria. onde você fez curso?

 
Postado : 31/01/2023 3:37 pm