Notifications
Clear all

[Resolvido] Formatação condicional

6 Posts
2 Usuários
0 Likes
552 Visualizações
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Bom dia.

Estou com dificuldade na formatação condicional.

 
Postado : 09/09/2022 9:20 am
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Ao inserir dados na primeira tabela, muda automaticamente as outras, e é isso que eu gostaria que vcs me ajudassem a arrumar.

O esquema é que se o número debaixo for menor que o de cima, o debaixo fica vermelho.

 
Postado : 09/09/2022 9:22 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
 

Bem vindo ao Planilhando, @alison-dutra.

Se entendi corretamente, vc quer criar uma só FC que atenda a todas as mini-tabelas ao invés de ter de ficar repetindo pra cada célula e que essa FC torne o preenchimento em vermelho para cada valor em que "CAv12" seja menor que o correspondente "Nice" da linha imediatamente superior, seria isso?

Se sim, faça o seguinte:

    • Primeiro limpe todas as FC velhas desses intervalos para não interferirem com a nova;
    • Selecione a célula C5 para criar a nova regra nela;
    • Guia "Página Inicial" > botão "Formatação Condicional" > "Nova Regra". Sob "Selecione um Tipo de Regra" escolha "Usar uma fórmula..."
    • Na caixa "Formatar valores em que esta fórmula é verdadeira" insira a fórmula: =E($B5="CAv12" ; C5 < C4);
    • Clique no botão "Formatar..." e aplique a formatação desejada e dê OK;
    • Ainda com a célula C5 selecionada, clique novamente no botão "Formatação Condicional" e escolha "Gerenciar Regras...";
    • Selecione a regra recém criada e na caixa "Aplica-se a" insira a abrangência do intervalo =$C$5:$AG$125

 
Postado : 10/09/2022 9:35 pm
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

@edsonbr Funcionou muito obrigado. Se possível, poderia me explicar melhor como funciona essa fórmula "=E($B5="CAv12" ; C5 < C4)" e essa regra "=$C$5:$AG$125" por favor?

 
Postado : 12/09/2022 9:49 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
 

Vamos lá.

A formatação é ativada somente se as duas condições forem atendidas (função E()): a coluna B da mesma linha contiver a palavra "CAv12" e o valor da célula onde está aplicada a FC for menor que o valor uma célula acima. Como a FC é aplicada a todo o intervalo de C5 até AG125, o ajuste é feito automaticamente pelo próprio Excel, não sendo necessário especificar para cada célula.

O segredo aqui é usar corretamente as referências relativas x absolutas, travando e deixando sem travar os intervalos com $ onde necessário.

Então no primeiro critério $B5 = "CAv12". Veja que aqui a coluna B está travada mas não a linha. Então o Excel ajustará a linha para todo o intervalo mas manterá fixa a coluna B. Já no critério C5 < C4 nem a linha nem a coluna estão travadas. Então, ao ajustar, o Excel irá comparar a célula da mesma coluna (C com C, D com D, ..., AG com AG) e com linhas com proximidade = 1 entre si (5 com 4, 6 com 5, ..., 125 com 124).

Somente se ambas as condições forem atendidas a formatação ocorrerá.

 

 
Postado : 12/09/2022 3:28 pm
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

@edsonbr Muito Obrigado!
Você é fera.

 
Postado : 13/09/2022 11:42 am