Preço de venda a pa...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Preço de venda a partir da margem de lucro

3 Posts
2 Usuários
0 Likes
261 Visualizações
 cuky
(@cuky)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Utilizando os seguintes dados: Preço de compra; Frete, e uma taxa de 10% por exemplo.

Estou tentando fazer uma planilha mais otimizada, porém, não estou conseguindo fazer esse calculo na formula. O maior problema foi a taxa, já que ela não pode ser simplesmente adicionada, já que se vc adiciona 10% em 100 depois tira 10% dos 110 vc fica com 99, e isso em numeros maiores torna essa diferença ainda maior.

Eu não sei muito sobre as formulas, porém, imaginei algo que funcione só não tenho o conhecimento para aplicar. Algo como o valor minimo para que a margem esteja em 8%.

O preço de venda está em função da Taxa, que é calculada a partir do próprio preço de venda.

Preciso de ajuda.

 
Postado : 21/02/2024 10:42 am
 cuky
(@cuky)
Posts: 2
New Member
Topic starter
 

Consegui resolver, era um problema mais matematico do que sobre as formulas em si. A formula ficou assim Preço de Venda = (Preço Pago*(Margem+1) + Frete) / (1 - Taxas)

 
Postado : 21/02/2024 3:52 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Postado por: @cuky

O maior problema foi a taxa, já que ela não pode ser simplesmente adicionada, já que se vc adiciona 10% em 100 depois tira 10% dos 110 vc fica com 99, e isso em numeros maiores torna essa diferença ainda maior.

Esse comparativo dos 10% não faz sentido pois está aplicando 10% sobre valores diferentes, então obviamente os resultados são diferentes.

Considerando: $custo = ($compra + $frete + $outras despesas)

situação1 - margem sobre o custo ~~~> $venda = $custo x (1+ %margem)

situação2 - margem sobre a venda ~~~> $venda = $custo / (1-%margem/100)

 

Exemplo: $custo = 100 e margem de %10:

situação1 - $venda = 100 x (1+0,1) ~~~> $venda = 110

situação2 - $venda = 100 / (1-,01) ~~~> $venda = 111

 

Este post foi modificado 2 meses atrás por Osvaldomp

Osvaldo

 
Postado : 21/02/2024 3:54 pm