Ver o E-mail antes ...
 
Notifications
Clear all

Ver o E-mail antes de Enviar

4 Posts
3 Usuários
0 Likes
1,248 Visualizações
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
Topic starter
 

Pessoal, bom dia a todos!

Estou enviando e-mail's com a utilização do objeto CDO da Microsoft. Preciso que seja pela CDO pelo fato de que com esse objeto consigo atribuir quem está enviando a mensagem (no meu caso, são envio de e-mail's corporativos. Assim, cada área da empresa tem seu código próprio).

Vi que o objeto do CDO que faz o envio dos e-mail's (objCDOSYSMail) NÂO ACEITA que se veja o e-mail antes de enviar o mesmo, como por exemplo, posso fazer quando uso diretamente o próprio Outlook que me permite tanto usar o .Send (para enviar sem ver) quanto o .Display (para que o e-mail seja exibido na tela antes do envio). Isso é necessário para que se existirem correções a fazer, que se possa corrigir e depois enviar.

Desse modo, gostaria, por gentileza, aos colegas detentores do conhecimento sobre esse objeto CDO, que me informassem se existe alguma propriedade desse objeto que me permita exibir na tela primeiro o e-mail, antes de enviar. O objeto objCDOSYSMail só permite o .Send.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 17/12/2019 8:04 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
 

Boa noite, amigo Wagner!

...gostaria, por gentileza, aos colegas detentores do conhecimento sobre esse objeto CDO...

Já adianto que infelizmente não me encaixo nesse perfil de conhecimento :) , usei o CDO algumas poucas vezes apenas e talvez eu até ao invés de contribuir atrapalhe mais um pouco sua situação, hehehe...

Mas vamos tentar ir trocando ideias. A Documentação do objeto CDO realmente não descreve nenhum método para preview, como vc já havia constatado. E pelas respostas que aparecem nos fórums realmente parece não ser possível tal proeza:

  • How To Preview CDO Email Prior To Sending?[/*:m:39pesxlv]
  • VBA – CDO Mail (1º Cometário)[/*:m:39pesxlv]
  • VBA CDO.Message[/*:m:39pesxlv][/list:u:39pesxlv]
  • No entanto esse último traz uma dica que poderia talvez ser explorada: salvar a mensagem usando a classe Stream (ADODB.Stream) da biblioteca Microsoft ActiveX Data Objects 6.1 Library (método SaveToFile?). Na dica, a proposta que foi feita seria a de converter depois de eml para msg e abrir no Outlook, nada prático portanto, pois daí bastaria usar direto o Outlook.
    Mas, se o procedimento gerar de fato um .eml, é só renomeá-lo para .mht que o arquivo poderá ser aberto em qualquer browser e isso sim talvez pudesse ser implementado em seu sistema...

     
Postado : 17/12/2019 9:31 pm
(@laerteb)
Posts: 67
Trusted Member
 

Boa noite, Wagner e EdsonBR

Como o nosso amigo EdsonBR mencionou, não é possível dar um "preview" com o CDO (tinha já vasculhado a net tanto aqui como nos gringos e nada :( ).

Porém gostei muito da sua sugestão EdsonBR parece muito promissor, vou verificar :) ... eu normalmente uso e gosto do gerenciador Thunderbird utilizando
com VBA e muito pouco o CDO (que uso mais para envio direto)... ainda tive muitas dores de cabeça (CDO) até conseguir configurar legal :? ...

Se eu achar algo diferente que se encaixe com a sua questão, eu trarei aqui :) .

LaerteB :D

 
Postado : 17/12/2019 9:54 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
Topic starter
 

Amigos Edson e Laert,

Bom dia!

Muito obrigado pelas excelentes contribuições de vocês. Eu também já havia chegado a essa conclusão de impossibilidade de ver o e-mail antes do envio (com CDO). O Felipe Gualberto (Benzadeus aqui no nossos fórum) está inclusive com uma mensagem de e-mail que encaminhei pra ele, sobre esse assunto, tentando descascar e me ajudar também.

Também olhei os sites dos gringos e foi aonde cheguei a conclusão de que não existe um preview no CDO, o que não deixa de ser uma lastimável falha da Microsoft. Acredito até que seja bem fácil para eles implementarem uma solução de preview como essa para o CDO.

No meu caso, atualmente estou utilizando mesmo o Outlook (com .Display) e inserindo manualmente em cada mensagem (no DE) o endereço corporativo necessário (senão a mensagem sai em meu nome e matrícula.

Edson, acredito que essa questão salvar em um formato para depois converter em outro pode deixar o processo muito moroso. Além do mais, durante todo o dia, são muitas mensagens que são disparadas e que precisam de uma certa gestão para evitar erros.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 18/12/2019 9:09 am