Descobrir endereço ...
 
Notifications
Clear all

Descobrir endereço planilha no servidor

7 Posts
3 Usuários
0 Likes
1,128 Visualizações
(@topscore)
Posts: 41
Eminent Member
Topic starter
 

Pessoal, seguinte:

Arquivos de interface com usuário nas máquinas, banco de dados (Bdados) no servidor da empresa. Para atualizar, editar gravar dados no Bdados, eu tentei:

Dim Caminho As String

Caminho = Inicio.Range("I3").Value
           'I3 contém o endereço do Bdados (Z:\Documentos\blabla\)
Workbooks.Open (Caminho & BDados), False, ReadOnly:=False
Windows(BDados).Activate

 

 Funciona perfeitamente... por um dia. Toda manhã eu tinha que reconfigurar, mas o endereço era exatamente o mesmo. Até hoje não sei o problema, acho que alguma configuração de segurança do próprio servidor.

Por isso mudei o código para abrir o Bdados:

Workbooks.Open (ThisWorkbook.Path & "\" & BDados), False, ReadOnly:=False
Windows(BDados).Activate

Mas agora os usuários trabalham no atalho das planilhas de interface salvas no servidor (por causa do "ThisWorkbook.Path"), e ficam mais lentas.

Eu precisava de um código para encontrar o endereço do Bdados no servidor da empresa. Posso definir a unidade (Z, Y, X, etc) para facilitar. Desse modo:

Dim Caminho As String

Caminho = ????? Código que descubra o endereço de Bdados na unidade Z, pois eu 
digitando o endereço numa célula não funciona, ele para de funcionar de um dia 
para o outro.

Workbooks.Open (Caminho & BDados), False, ReadOnly:=False
Windows(BDados).Activate

Portanto, ele vai descobrir o endereço cada vez que eu pedir para abrir o Bdados. Mesmo que haja variação de endereço, ele vai encontrar e abrir o arquivo na unidade Z. E meus arquivos de interface funcionam nas suas respectivas máquinas, não no servidor da empresa, muito mas rápido.

 

Desde já, obrigado. 

 
Postado : 08/03/2021 11:14 pm
(@teleguiado)
Posts: 142
Estimable Member
 

@topscore

Ja tentou criar um evento Workbook_BeforeClose e mandar salvar o endereço da pasta ThisWorkbook.Path na celula I3?

Obrigado.

Teleguiado.
E-mail: telegui4do@gmail.com

 
Postado : 11/03/2021 10:47 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

Bom dia, colegas!

 
Postado por: @topscore

...Toda manhã eu tinha que reconfigurar, mas o endereço era exatamente o mesmo...

Como vc faz o mapeamento da unidade de rede Z:? Manualmente, todo dia? Provavelmente isso ocorre pq talvez o mapeamento não tenha sido definido como "Persistente" ("Reconectar-se na entrada").

 

Ao invés de usar a letra de unidade mapeada Z: para o caminho, vc pode usar o caminho UNC completo em seu lugar. Por exemplo, ao invés de:

Z:\Documentos\

Usar:

\\Servidor\SubPastaXDoServidor\BláBláBlá\Documentos\

 Ou no próprio código, logo antes do uso, forçar o mapeamento de Z: no DOS via Shell pelo VBA (com NET USE ou SUBST)...

 
Postado : 11/03/2021 1:21 pm
(@topscore)
Posts: 41
Eminent Member
Topic starter
 

@teleguiado

 

Sim, ele "perde" o caminho toda manhã. Certamente é o problema que o colega explicou abaixo.

 
Postado : 25/03/2021 2:44 pm
(@topscore)
Posts: 41
Eminent Member
Topic starter
 

@edsonbr

O problema parece ser exatamente o que você falou. Não trabalho na empresa, só presto serviços. Como faço para descobrir o caminho UNC (não tenho ideia do que é)? Posso ir até lá depois do lockdown e descobrir esse caminho, aí resolvo meu problema.

A outra opção é interessante, mas não tenho nem ideia de como fazer o código. Você poderia fazer uma planilha só contendo um botão com esse código? Imagino assim, procurar o endereço de "BDados 1.xls" na unidade C (pois estou trabalhando de casa, depois mudo para Z) e retorna o endereço na célula A1.

 

Obrigado Edson.

 
Postado : 25/03/2021 2:52 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 
Postado por: @topscore

Como faço para descobrir o caminho UNC

No Windows Explorer, ao invés de acessar a pasta navegando pelo caminho à partir de Z:..., navegue pelo ícone "Rede" e veja qual o caminho existente até o local pretendido.

Opcionalmente, tecle Win R, digite CMD e Enter. Digite NET USE Enter e veja se está listado alguma associação à letra Z a algum caminho.

 
Postado : 28/03/2021 6:53 pm
(@topscore)
Posts: 41
Eminent Member
Topic starter
 

@edsonbr

 

Vou tentar (assim que eu puder ir até a empresa), e coloco aqui como foi.

Obrigado Edson

 
Postado : 29/03/2021 4:18 am