Como retirar Sheet ...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Como retirar Sheet do tipo ThisWorkbook do VBA que foram criadas sozinhas pelo EXCEL

5 Posts
2 Usuários
1 Likes
1,529 Visualizações
willramires
(@willramires)
Posts: 11
Active Member
Topic starter
 

Amigos, boa noite. Estou com uma situação em uma Planilha importante minha, o Excel criou sozinha (pelo menos eu acho que foi, pois eu não dei comando para isso), cinco Sheet do tipo "ThisWorkbook" dentro do VBA. Elas não aparecem no Excel (não deveriam mesmo, pois não são Planilhas de Trabalho - Worksheet, são do tipo ThisWorkbook. Não quero elas no VBA (não fazem nada, mas estão sujando o código), não sei como foram aparecer ali. Vejam que temos o ThisWorkbook original onde uso alguns códigos para a abertura da Planilha.

Como faço para excluir elas (setas em vermelho)? Segue Print do VBA com a situação.

Agradeço já a todos!

 
Postado : 22/08/2020 10:00 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

@willramires, boa noite

Infelizmente quando isso acontece é sinal que o arquivo está corrompido e a ferramenta "Abrir e reparar" não corrige esse problema. O melhor, na minha opinião, seria começar um arquivo do zero e migrar seus dados pro novo.

Ou tentar uma ferramenta de terceiros para reparo do arquivo.

 

 
Postado : 23/08/2020 11:54 pm
willramires
(@willramires)
Posts: 11
Active Member
Topic starter
 

@edsonbr ola amigo. então, o engraçado que não me recordo de ter ocorrido isso. Mas a planilha funciona perfeitamente, só ficou estas danadas ai. Então não tem como tirar elas?

 
Postado : 24/08/2020 9:45 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 
Postado por: @willramires

Mas a planilha funciona perfeitamente,...

Ainda funciona, hehehe. Mas pelo que acompanhei em outros casos com o mesmo problema, num momento ou em outro acaba dando algum problema. Se seu projeto for importante e quiser agir preventivamente (na verdade corretivamente), ainda está em tempo.

Postado por: @willramires

...não tem como tirar elas?

Já andei pesquisando mas por enquanto não encontrei essa solução.


Edit:

Procurando mais detalhadamente, nas discussões à respeito no Stack Overflow encontrei uma dica e fiz um teste com um arquivo que eu tinha aqui comigo e deu certo. É um método simples e vale a pena vc fazer um teste, penso eu:

  • Faça uma cópia de backup do arquivo;
  • No arquivo corrompido, exporte todos os Userforms e macros dos módulos, módulos de classe e módulos de objeto que vc ainda usa e salve-os para poder carregá-los depois novamente;
  • Delete todos eles do arquivo corrompido;
  • Salve o arquivo como binário (.xlsb);
  • Feche-o;
  • Abra-o de novo e, se funcionou, no VBA vc verá que sumiram os clones indesejados;
  • Importe novamente os Userforms e demais módulos e salve;
  • Salve como habilitado para macro (.xlsm), abra-o e verifique se está tudo ok.

 
Postado : 24/08/2020 12:54 pm
teleguiado reacted
willramires
(@willramires)
Posts: 11
Active Member
Topic starter
 

@edsonbr, meu amigo Moderador do Grupo. Não é atoa que tem este importante cargo. Você resolveu meu problema com aquele coelho na cartola ou como digo, aquela mosca branca. Segui os passos, de primeira não deu certo...tirei os módulos e salvei como .xlsb e reabri e não sumiu, ai lembrei que tinha colocado no Workbook principal dois códigos...deletei os mesmos e salvei de novo. Reabri e deu certo. Ai arrumei tudo de novo, módulos e códigos no Workbook e deu tudo certo. Testei cada uma das 21 Guias de conteúdo e todos os códigos de programação e funcionaram perfeitamente. Nota DEZ para você amigo!

 
Postado : 24/08/2020 6:57 pm