Como automatizar a ...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Como automatizar a criação de links

4 Posts
2 Usuários
1 Likes
1,372 Visualizações
Marcos Fernandes
(@marcosfernandes2804)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Boa tarde prezados,

Tem algo no trabalho que vem me incomodando bastante e não acho a solução:

Montamos uma planilha para enviar a um cliente, em que ele precisa de um link para fazer download da NF, seja em PDF ou em XML

Como fazemos normalmente: temos duas colunas, uma para fazer donwload em pdf e outra pra fazer donwload em xml, então carregamos a nota em nosso servidor, pegamos o link e nota por nota colocamos hiperlink.

=HIPERLINK("http://exemplo/Xml/nfe-6384.xml";"nfe-6384")

=HIPERLINK("http://exemplo/Danfe/6384.pdf";"6384")

O problema é que não consigo simplesmente copiar a formula para linha abaixo, tenho que fazer uma por uma.

Vocês, magos e senhores do excel conseguem pensar em uma forma mais simples de colocar o hiperlink nessas duas colunas de forma automática?

Agradeço desde já!

 
Postado : 14/06/2021 5:55 pm
Tags do Tópico
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

@marcosfernandes2804, bem vindo ao Planilhando.

Antes de prosseguir, familiarize-se com nosso fórum, apresente-se aos colegas e leia nossas regras (seções em re-construção, mas ativas).

Quanto à sua dúvida, conforme arquivo, não seria somente concatenar a numeração da NF com o texto do endereço do site na fórmula HIPERLINK?

Para o PDF: =HIPERLINK("siteexemplo.com.br/Danfe/" & B5 & ".pdf")

Para o XML:=HIPERLINK("siteexemplo.com.br/Danfe/" & C5 & ".xml")

--------------------------

P.S.: percebi agora que fizeste postagem idêntica em outro fórum (CdoH - Como automatizar a criação de links) quase que simultaneamente à postada neste fórum, prática essa conhecida como cross-posting. Advertimos que esta não é uma prática muito bem aceita nas comunidades de discussão como a nossa: via de regra, quando um usuário sai rifando (spray-and-pray) sua pergunta, ao receber uma resposta satisfatória em um fórum rapidamente abandona sua postagem nos demais, na maioria das vezes sem qualquer consideração pelo empenho dos membros que empregaram tempo e esforço e se dispuseram a propor soluções no fórum deprecado. Além do mais, tenha em mente que grande parte dos membros deste e de outros fóruns de Excel frequentam mais de um deles.

Quando o fizer, deixe claro em ambos os fóruns que a pergunta está semeada, mas não sem antes aguardar um período de pelo menos 1 dia (mínimo).

 
Postado : 14/06/2021 8:25 pm
Marcos Fernandes
(@marcosfernandes2804)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

@edsonbr Muito obrigado pelas boas vindas!

Agradeço também ao aviso sobre o cross-posting, eu realmente não conhecia tal prática e peço desculpas.

Quanto a sua solução proposta: uma "belezura"!!! funcionou perfeitamente, consegui colocar um nome amigável sendo a própria célula B5 e C5 e consigo copiar as fórmulas para a linha debaixo sem problemas também.

Acredito que o tópico pode ser resolvido graças à sua solução!

 

 

 

 
Postado : 15/06/2021 7:31 pm
EdsonBR reacted
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 
 
Postado por: @marcosfernandes2804

...Acredito que o tópico pode ser resolvido graças à sua solução!

Encorajamos fortemente os próprios Topic Starters a finalizarem seus tópicos quando uma solução válida está satisfatória e atende à demanda proposta. Para isso, basta ticar no pequeno botão "Resolvido" cujo ícone é um "V" à direita no rodapé de sua primeira postagem deste tópico (inicialmente está acinzentado/esmaecido).

 
Postado : 15/06/2021 8:27 pm