Notifications
Clear all

Solução para cálculo do período de graça no INSS

25 Posts
5 Usuários
4 Likes
2,615 Visualizações
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Estou com dificuldades de executar uma das etapas para cálculo do Período de Graça do INSS.

Preciso somar de forma acumulativa períodos de tempo, sendo que toda vez que a qualidade de segurado for N os cálculos anteriores precisam ser zerados, ou seja, perdeu a qualidade de segurado zera e começa a recontagem acumulativa.

Segue exemplo abaixo:

Meses Acumulado Qualidade
14 0 N
9 0 S
6 0 S
11 0 N
21 21 S
106 127 S
45 172 S
31 203  

 Preciso automatizar a coluna Acumulado com os resultados que estão aí.

Tentei com os comandos CONT.SE e SOMASE e cheguei perto.

 

 
Postado : 18/11/2020 6:09 pm
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

@jscopa10 

Ficou bom, joguei na planilha da base de dados e funcionou. Show de Bola!!!

Sou advogado Previdenciarista e apesar de ter um software pago para cálculos, a planilha que montei esta fazendo quase tudo que o programa faz e ainda permite que eu faça analises mais completas.

Nessa planilha cada período dentro de outro é subtraído, porém não conseguia fazer isso quando havia uma sequencia maior que 1 duplicidade seguida.

Muito obrigado pela ajuda!

 

 

 
Postado : 01/08/2021 6:19 pm
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Além desse problema que era o maior e já fazia meses que não conseguia resolver, tenho mais um que também não consigo.

Trata-se do reconhecimento de um código dentro de uma célula. Fazer a formula identificar o código até consegui, mas não consigo replicar para mais que 2 códigos. Acho que é problema de sintaxe.

Segue exemplo. A coluna cinza esta com a formula e a coluna vizinha digitei o valor que seria o correto.

 
Postado : 01/08/2021 6:50 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member