Notifications
Clear all

Solução para cálculo do período de graça no INSS

25 Posts
5 Usuários
4 Likes
2,615 Visualizações
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Estou com dificuldades de executar uma das etapas para cálculo do Período de Graça do INSS.

Preciso somar de forma acumulativa períodos de tempo, sendo que toda vez que a qualidade de segurado for N os cálculos anteriores precisam ser zerados, ou seja, perdeu a qualidade de segurado zera e começa a recontagem acumulativa.

Segue exemplo abaixo:

Meses Acumulado Qualidade
14 0 N
9 0 S
6 0 S
11 0 N
21 21 S
106 127 S
45 172 S
31 203  

 Preciso automatizar a coluna Acumulado com os resultados que estão aí.

Tentei com os comandos CONT.SE e SOMASE e cheguei perto.

 

 
Postado : 18/11/2020 6:09 pm
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

@jscopa10 

Ficou bom, joguei na planilha da base de dados e funcionou. Show de Bola!!!

Sou advogado Previdenciarista e apesar de ter um software pago para cálculos, a planilha que montei esta fazendo quase tudo que o programa faz e ainda permite que eu faça analises mais completas.

Nessa planilha cada período dentro de outro é subtraído, porém não conseguia fazer isso quando havia uma sequencia maior que 1 duplicidade seguida.

Muito obrigado pela ajuda!

 

 

 
Postado : 01/08/2021 6:19 pm
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Além desse problema que era o maior e já fazia meses que não conseguia resolver, tenho mais um que também não consigo.

Trata-se do reconhecimento de um código dentro de uma célula. Fazer a formula identificar o código até consegui, mas não consigo replicar para mais que 2 códigos. Acho que é problema de sintaxe.

Segue exemplo. A coluna cinza esta com a formula e a coluna vizinha digitei o valor que seria o correto.

 
Postado : 01/08/2021 6:50 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@giovani-sampaio, já que vc trabalha com isso no dia a dia, e já que o INSS é bem rigoroso nessas contagens de dias, fiz uma nova tabela BEM mais precisa na exclusão de duplicidades e contagem de dias ... ela vai te servir até 2022, depois é só aumentar!! k

 

 

 
Postado : 01/08/2021 7:12 pm
EdsonBR reacted
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@giovani-sampaio, veja a postagem anterior ....

 

Quanto a tipificar benefício, veja se é isto ...

 

 
Postado : 01/08/2021 7:32 pm
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

@jscopa10 

ficou bom, porém no exemplo que enviei colo o nome EMPRESA A, B,C ..., sendo que o nome correto é de empresas reais, então ao substituir esses nomes a classificação ficou I que equivale a um beneficio Indenizatório quando deveria ser C que corresponde a contribuição.

 
Postado : 01/08/2021 10:01 pm
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

@jscopa10 

 

Ficou muito boa a contabilização geral subtraindo os tempos!!!

 
Postado : 01/08/2021 10:07 pm
JSCOPA10 reacted
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@giovani-sampaio, fiz o que vc pediu ... se o arquivo original não é isto, fica difícil !! ... Aí só postando o arquivo original - mas cuidado para não expor empresas e pessoas!!!

 

 
Postado : 01/08/2021 10:22 pm
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

@jscopa10 

Com o seu exemplo consegui resolver a situação. Vou declarar todos os códigos na formula e quando não houver um código colo C para empresas.

 

Mais uma vez obrigado!!!!

 
Postado : 01/08/2021 10:48 pm
JSCOPA10 reacted
(@giovani-sampaio)
Posts: 14
Active Member
Topic starter
 

Pessoal,

a planilha esta quase pronta, porém ainda tenho problemas no cálculo dos tempos líquidos, pois não consigo fazer a contabilização verificando duplicidades anteriores e posteriores para aplicação de subtrações.

Em anexo envio arquivo com exemplos reais de cálculo do INSS.

 
Postado : 23/08/2021 10:28 am
(@Anônimo)
Posts: 0
 

Olá amigos, sou novo aqui no fórum.... também tenho problemas na contagem de tempo concomitante. A solução apresentada com a fórmula matricial não resolveu, e a outra solução mais pontuada resolveu porém o arquivo fica muito extenso... 

Não tenho ideia do uso da fórmula matricial .... qual a lógica dessa função "SE(($C$4:$C$14 <= D6) * ($D$4:$D$14 >= D6)" ou melhor, para que serve o "*" dentro dessa função SE?  

Vou entender essa lógica para ver se consigo detalhar o dia dentro do mês para verificar a concomitância.... 

 

Desculpe amolar.... 

 

Abraço.

 

Atte.

Dener

 

 
Postado : 29/06/2022 1:30 pm
Página 2 / 2