Notifications
Clear all

Função SE com mais de uma verdade

13 Posts
4 Usuários
0 Likes
2,787 Visualizações
(@fantin)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde galera, poderiam me ajudar na dúvida abaixo?

Vamos lá, na célula A2 eu digito a referencia de um item, por exemplo ABC, na célula B2 eu digito a quantidade, por exemplo 10. Essa referencia citada, no caso ABC, pode se encaixar em três grupos diferentes, Grupo de Preço 1, Grupo de Preço 2 e Grupo de Preço 3. E de acordo com a quantidade, no caso 10, será aplicado um determinado desconto.
Então eu preciso que acordo com o Grupo de Preço da referência escrita e a quantidade, o excel escreva o desconto numa célula.

Anexei uma planilha de exemplo, e a imagem detalha tudo sobre o Grupo de Preço e a % de desconto de acordo com a quantidade.

Se puderem me ajudar agradeço muito!

 
Postado : 26/11/2019 1:32 pm
(@fantin)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde, não estou conseguindo encontrar onde posso inserir os anexos, sem eles acho que ninguem conseguirá me ajudar no meu problema.

 
Postado : 26/11/2019 1:37 pm
Reinaldo
(@rlm)
Posts: 246
Estimable Member
 

Fantin,
o forum está sem poder anexar arquivos diretamente, solicitamos que disponibilize seum modelo/exemplo em algum site de compartilhamento de arquivos tipo
SendSpace/Mega/GoogleDrive/Dropbox... e informar aqui no forum o link para download/visualização

Reinaldo

 
Postado : 26/11/2019 1:46 pm
(@fantin)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde, seguindo a recomendação do Reinaldo.

Segue Link com os arquivos de exemplo.

https://drive.google.com/file/d/1gUgWLq ... sp=sharing

 
Postado : 26/11/2019 1:54 pm
P@tropi
(@ptropi)
Posts: 170
Estimable Member
 

Boa noite Fantin

O Excel trabalha com critérios, portanto, qual o critério para definir o grupo de preço, pois as quantidades podem ser iguais nos 3 grupos, teria que ter algo como por exemplo a referência atrelada aos grupos.

[]s

Se a resposta foi útil, clique em curtir na mãozinha.

 
Postado : 26/11/2019 4:05 pm
(@fantin)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde Adalberto,

É assim mesmo como você falou.

Vamos supor que eu digite a referência ABC, e essa referência pertença ao Grupo de Preço 2. Vamos imaginar que o valor dela seja R$ 100,00.
Ao digitar a quantidade, por exemplo 12 Unidades, segundo a imagem que coloquei em anexo no link, o excel escreveria 30%, pois o Grupo de Preço 2, com quantidade entre 10-29 usa 30% de desconto.

É isso que preciso que o excel faça, escreva em uma célula o desconto de acordo com o grupo de preço e com a quantidade informada.

Quando eu utilizava apenas o Grupo de Preço 1 um era mais fácil, pois eu utilizava a fórmula : =SE(F3<=39;35%;SE(F3<=99;40%;SE(F3<=199;45%;50%)))
No caso o F3 seria a quantidade que eu informo.

Mas isso funciona apenas se for utilizar o Grupo de Preço 1, mas eu preciso que todos os Grupos de Preço 1, 2 e 3 entrem nesse critério de acordo com a imagem que coloquei.

 
Postado : 27/11/2019 10:45 am
Reinaldo
(@rlm)
Posts: 246
Estimable Member
 

Fantin, como interpretar/determinar/Saber que o produto pertença a determinado grupo. Lembre-se voce conhece sua atividade,nos não.
A imagem da tabela não permite intuir que ABC está inclusa em qualquer desses grupos.
Seu modelo/exemplo apresenta apenas "REFERENCIA QTD DESC."; não fornece qualquer lógica para direcionamento

Reinaldo

 
Postado : 27/11/2019 12:25 pm
(@fantin)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Boa tarde Reinaldo,

Realmente estava meio complicado para vocês entenderem.
Por isso fiz uma outra planilha que mostra de forma simplificada o que eu preciso.

De acordo com a referência que eu digitar, ele puxa o grupo de preço de outra planilha, e de acordo com esse grupo de preço que a planilha puxar, o excel aplicaria o desconto correspondente, de acordo também com a quantidade que eu informo na coluna B, assim como a imagem que está no anexo.

Segue o novo link com os anexos.

https://drive.google.com/file/d/1bDzREl ... sp=sharing

Obrigado!

 
Postado : 27/11/2019 3:09 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

.
Creio que as dúvidas vão continuar ... seu ARQUIVO mostra uma coisa (e parece que resolvido) e a IMAGEM mostra outra - ou seja, parece que não tem nada a ver um com o outro!!! ........... Acredito que seja melhor vc colocar na mão no arquivo os valores desejados (e do lado explicando porque)!!!
.
PS: coloca a tabela da imagem no arquivo e reposta ele ........................ se for o que estou pensando é fácil resolver, é só usar a PROCV com o final 1 (mas antes tem que mudar o layout da tabela da imagem)!!!

 
Postado : 27/11/2019 3:45 pm
Reinaldo
(@rlm)
Posts: 246
Estimable Member
 

Uma possibilidade, Experimente/teste
https://www.sendspace.com/file/wedhdf

Reinaldo

 
Postado : 27/11/2019 4:36 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

.
Ops, não vi a solução do rlm ... mas, como já fiz, fica outra sugestão ............. testa aí
.
https://www.sendspace.com/file/2gcowi

 
Postado : 27/11/2019 4:48 pm
(@fantin)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Bom dia JSCOPA10,

Usando a fórmula que eu escrevi, funciona apenas se a referência escrita for do Grupo de Preço 1, mas caso a referência seja do Grupo de Preço 2, o excel usará o desconto do Grupo de Preço 1 e não do Grupo 2.

 
Postado : 28/11/2019 7:10 am
(@fantin)
Posts: 8
Active Member
Topic starter
 

Uma possibilidade, Experimente/teste
https://www.sendspace.com/file/wedhdf

Muito obrigado amigo, funcionou perfeitamente!

Agradeço demais pela ajuda que me deu e a todos que tentaram me ajudar!

 
Postado : 28/11/2019 7:12 am