Notifications
Clear all

[Resolvido] erro em fórmula de contagem

7 Posts
3 Usuários
6 Likes
934 Visualizações
(@jacksonf)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

será que alguem poderia me ajudar por gentileza? Estou com problemas numa planilha que estou criando de controle de pontos (anexo), já venho quebrando a cabeça sozinho por nao ter a quem recorrer com conhecimento na area e na ultima vez que pedi ajuda nesse forum minha questao foi ignorada como provavelmente acontecerá novamente mas enfim, de fato já nao tenho mesmo mais a quem recorrer. O erro se da na fórmula de contagem de dias na aba "base de dados" mais especificamente na coluna "contagem" (pelo menos é onde acredito estar o erro), a mesma tem de considerar as datas na mesma tabela conforme pode se ver na fórmula limitando-se aos dias estabelecidos na tabela da outra aba "configurações" para entao os pontos sererm lançados na aba "points" de acordo com esse limite de dias, o que nao esta ocorrendo, onde por mais que eu tenha limitado a busca a 5 dias nas configuraçoes a contagem na base de dados ultrapassa essa quantia para 16 dias, da pra reparar tbm que apesar do erro afetar os elementos limitados a 5 dias(abertura, máxima, minima, fechamento) o mesmo nao ocorre ao que esta limitado a 90 (ajuste) o que me deixa mais confuso ainda. nao estou conseguindo enxergar o erro sozinho, seria muito grato se alguem com outra visao pudesse me dar uma luz nisso. desde ja agradeço se vier a acontecer. 

 
Postado : 20/02/2022 4:08 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

@jacksonf, não consegui entender sua dúvida.

Tente explicar bem detalhadamente o que e onde está acontecendo o erro, pois vc já está bem familiarizado com suas tabelas, mas nós estamos por fora, aí fica meio nebuloso tentar compreender do que se trata.

Por exemplo, vc falou da coluna "CONTAGEM" que ela contaria o número de dias, mas na verdade ela conta a quantidade de itens da coluna "ITEM" iguais ao daquela linha. Por exemplo, a linha 442 cujo item é "AJUSTE", a coluna CONTAGEM conta quantas vezes a palavra AJUSTE ocorreu daquela linha pra cima, e não o número de dias.

Postado por: @jacksonf

...por mais que eu tenha limitado a busca a 5 dias nas configuraçoes a contagem na base de dados ultrapassa essa quantia para 16 dias...

Não encontrei essa quantia de 16 dias em nenhum lugar pra tentar entender o problema.

Aliás, quando vc fala de dias, tem muitas colunas que se referem a dias, datas, etc. (colunas "DATA", "DIAS", "Nº DIAS ANT", "DIAS BUSCA", "DATA ATE"). Tente explicar qual delas é relevante para o problema.

 

 

 

 
Postado : 20/02/2022 10:37 pm
JacksonF reacted
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

JacksonF, abri seu arquivo, mas ele tem outros vínculos aos quais não temos acesso!!

E como o EdsonBR já disse, é difícil entendermos as entranhas de um arquivo tão complexo!!

Dê um exemplo prático - mais de um será melhor ainda - (tipo assim: na célula tal o resultado deveria ser isto, por isto)!!

 

PS: JacksonF, esse seu arquivo é bem grande, e tem outros vínculos, talvez seja mais fácil você montar um arquivo pequeno, e sem vínculos, que retrate o problema!!

 

PS2: Eron, esse lance de ter que logar novamente a cada comentário/resposta é muito chato)!!

Este post foi modificado 2 anos atrás por JSCOPA10
 
Postado : 21/02/2022 12:07 am
JacksonF reacted
(@jacksonf)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

desculpem a forma confusa da explicação, sei que infelizmente esta complexa a planilha, boa parte do que tem nela eu fiz juntando um monte de coisa de outras soluçoes, copiando outras e assistindo tutoriais no youtube, nao tenho dominio completo dos mecanismos. Apesar da msg de link com conteudo externo nao há relaçao entre esse conteudo e o problema em questao, essa já é a versao reduzida, fiz copiando as abas da outra que é maior e mais completa. De fato a contagem conta a quantidade de elementos com aquela descriçao até aquele ponto, o que tambem pode se dizer ser a quantidade de dias de dados registrados na base, desculpe nao ter me feito claro. O que acontece é que a planilha tem de funcionar quase como um software de registro e apresentação de dados formatados na primeira pagina "points" (essa parte nao esta implementada na planilha anexa por nao ser o foco do problema). na aba configuraçoes  se estabele a quantidade de dias retroativos que se deseja fazer a busca na base de dados para fazer essa apresentaçao posterior, de maneira que se eu estabeleço a busca de apenas 5 dias de busca dos dados "abertura" por exemplo, ela apresente somente 5 dias pra tras contando da data atual ignorando o restante. Se vc reparar o mecanismo dessa busca funciona com os calculos confrontando as datas das colunas na "base de dados", na coluna "dias de busca", ela faz a busca na outra aba "configuraçoes" usando indice e corresp confrontando as legendas dos nomes dos itens e lançando a limitaçao de dias correspondente, disso ainda na "base de dados" na coluna "dias ate" subtrai-se esses dias estabelecidos  como limite retroativo buscados la nas configuraçoes, da data atual e entrega a data limite pra apresentaçao dos dados (hoje - (-5) por exemplo), disso vamos a coluna "contagem" onde atraves das condiçoes da coluna "sim e nao" que assim como na "dias de busca" busca na "configuraçoes" se determinado elemento deve ou nao ser considerado (independentemente de quantos dias) na apresentaçao da aba nao finalizada que seria feita posteriormente. em caso de sim a formula entao tem de considerar se a data do dia em que o dado foi salvo (coluna data) é maior que a data limite de busca (data até) e se as condiçoes forem cumpridas, apresentar a legenda do elemento (abertura por exemplo) contatenado com a quantidade de elementos com o mesmo nome até ali (pode se dizer tbm quantos dias retroativos daquele elemento estao salvos ate ali). o calculo é feito pra que eu possa entao retirar esse numero contatenado na coluna ao lado (nº dias ant) com uma formula que eu mesmo fiz (voce pode ver em detalhes na parte do vba). Agora o problema, se vc reparar nas ultimas linhas da base de dados onde estao os ultimos dias salvos a ser considerados na busca, irá reparar que a formula ignora a limitaçao de dias imposta na coluna de "dias até", e que isso ocorre com todos os elementos exceto "ajuste", os dados de "ajuste" estao limitados a 90 dias retroativos e portanto a coluna "contagem" e as demais que consideram esta estao preenchidas até exatos 90 dias atras linha 162 (debaixo pra cima), entretanto os outros dados que teriam de estar limitados á 5 dias conforme estabelecido na coluna especifica, estao preenchidos (considerados) até 19 dias retroativos (anteriormente 16 ja que como disse a formula considera a data atual para o calculo), até a linha 408 (é mais facil considerar a base de baixo pra cima que é onde estao os dados mais recentes e portanto os que serao considerados), se o calculo fosse feito certo como no elemento "ajuste" estariam preenchidos (considerados) somente da ultima linha até a linha 443 (-5 dias) mas nao é o que ocorre, nao entendo o porque da formula nao estar considerando todos os elementos da mesma forma tao pouco desconsiderando a limitaçao de dias preestabelecida pro calculo da coluna e nem de onde saiu esses 19 dias que estao sendo considerados. nao sei se me fiz claro o suficiente mas se nao for o caso e realmente nao for possivel a compreensao eu agradeço mesmo assim a atençao de ao menos ter tido resposta dessa vez, entendo que pra alguem vendo de fora é complexo mesmo, nao soube fazer a coisa de forma que fosse compreensivel pra qualquer um caso precisasse de ajuda. Dai eu vou ter que tentar me virar tbm mas muito obrigado de qualquer forma.

 
Postado : 21/02/2022 4:38 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@jacksonf, desculpe, estou só de passagem!! ...Amanhã vou ler seu livro/Explicação!!!

Um arquivo exemplo, com as explicações nele, seria bem mais fácil e prático!!!

 
Postado : 21/02/2022 9:39 pm
JacksonF reacted
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

Ok, @JacksonF.

Parece-me que seu problema pode ser mais simples de se resolver do que vc imagina.

Provavelmente vc deve ter copiado e colado as datas de outra fonte (tabela da internet, por exemplo) e ao colar nas células, todas as datas à partir da linha 407 ficaram como texto e não como datas (número serial, na verdade). Por isso a sua fórmula SE não identifica que a condição da data da coluna "DATA ATE" já foi cumprida e continua retornando Verdadeiro.

Se vc quiser comprovar isso, use uma coluna vazia qualquer em sua tabela e aplique a fórmula =ÉNÚM([@DATA])

Note que à partir da linha 407 retornará Falso. 

Uma forma rápida de resolver:

  • Selecione o intervalo da coluna "DATA" da tabela;
  • Na guia "Dados", clique em "Texto para Colunas";
  • Clique no botão Concluir.

 

 
Postado : 22/02/2022 12:10 am
JSCOPA10 and JacksonF reacted
(@jacksonf)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

@edsonbr poxa vida amigo, me quebrou um baita galho, era exatamente isso mesmo! A gente vai fazendo a coisa, vai ficando de cabeça cheia e perde a capacidade de prestar atençao nos detalhes. Muito obrigado mesmo, Deus abençoe.

 
Postado : 22/02/2022 10:40 am
EdsonBR reacted