Segurança - Macros ...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Segurança - Macros na guia desenvolvedor

3 Posts
2 Usuários
0 Likes
1,282 Visualizações
(@topscore)
Posts: 41
Eminent Member
Topic starter
 

Pessoal, seguinte:

Abas protegidas; pasta de trabalho protegida (não reexibe planilhas); o usuário só navega através dos formulários, que ele só acessa através de senha; o próprio sistema só inicia se constar permissão para o serial number do HD da máquina; VBA protegido. Tudo com senhas.

Mesmo assim, ao acessar a guia desenvolvedor e clicar no ícone Macros elas aparecem e podem ser executadas! E sem os formulários abertos vai levar segundos para um curioso escangalhar todo sistema.

Alguma solução? Talvez impedir acesso à guia desenvolvedor? Se for o caso, poderiam me passar o código para ser executado ao abrir a planilha? Se houver outra solução, melhor ainda.

Desde já, obrigado.

 
Postado : 07/03/2021 7:26 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 
 
Postado por: @topscore

...ao acessar a guia desenvolvedor e clicar no ícone Macros elas aparecem e podem ser executadas

Algumas saídas pra evitar que elas apareçam na guia Desenvolvedor > Macros:

  • Tornar a Sub privada: Private Sub Teste()
  • Tornar o módulo inteiro privado: na área de declarações, usar Option Private Module
  • Inserir um argumento postiço na lista de argumentos da Sub lembrando de passar qualquer valor válido a ele nas chamadas à Sub. Ex.:
         Sub Teste(DummyVar As Integer)

e ao chamar:

         Call Teste 999

 
Postado : 07/03/2021 11:29 pm
(@topscore)
Posts: 41
Eminent Member
Topic starter
 

@edsonbr

 

Deu certo!

  • Tornar a Sub privada: Private Sub Teste() - impediu que aparecesse na lista de macros, mas parou de chamar a sub no meu botão.
  • Tornar o módulo inteiro privado: na área de declarações, usar Option Private Module - Resolveu perfeitamente. Não aparece na lista de macros e funciona normalmente nos meus formulários.

Obrigado

@edsonbr, genial.

 
Postado : 08/03/2021 4:14 pm