Fórmula que verifiq...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Fórmula que verifique se há um comentários ou não na célula

5 Posts
2 Usuários
1 Likes
796 Visualizações
(@fefo32br)
Posts: 44
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia!

 

Preciso por favor de ajuda para criar uma fórmula (caso não exista no excel... eu não achei) que retorne se há ou não um COMENTÁRIO naquela célula.
Se houver, o retorno deve ser o conteúdo de tal comentário... se não houver, o retorno deve ser "sem comentários".

Exemplo do resultado esperado no anexo.

Obrigado desde já!

 

 
Postado : 25/07/2022 11:43 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1058
Noble Member
 

Somente via VBA, @fefo32br

Num módulo, deite esse código:

Function Comentário(c As Range) As String
  If c.Comment Is Nothing Then Comentário = "Sem Comentário" Else Comentário = c.Comment.Text
End Function

Use no Excel como se fosse uma função qualquer do Excel. Por exemplo, se vc tiver comentário na A1, na B1 use a fórmula:

=Comentário(A1)

 
Postado : 25/07/2022 3:02 pm
(@fefo32br)
Posts: 44
Eminent Member
Topic starter
 

@edsonbr muito obrigado pela ajuda.

Fiz o teste (vide anexo) e não está funcionando... o retorno é sempre "Sem comentários"

fiz algo errado?

Obrigado!

 

Este post foi modificado 2 anos atrás por fefo32br
 
Postado : 26/07/2022 9:57 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1058
Noble Member
 

Na verdade a Microsoft fez uma mudança e renomeou essas coisas: o que era "Comentário" até a versão 2019 agora na versão 365 se chama "Anotação" e "Comentário" passou a ter um novo conceito que é como se fosse um chat que permite que outros usuários interajam digitando na caixinha "Responder": é o "Comentário Encadeado" (perceba no 365 que aparece uma cantoneira rosada/marrom diferente da tradicional cantoneira vermelha).

Pelo que penso ser o certo, ela deveria ter mantido o nome Comentário relacionado ao que era antes e dar ao novo conceito o nome de "Comentário Encadeado" que é como ela própria se refere nos documentos técnicos.

Veja a diferença entre os 2 modelos no artigo da Microsoft: A diferença entre comentários encadeados e anotações

Eu não tenho o Excel 365 pra testar, só consegui abrir seu arquivo no 365 usando o Excel On-line que infelizmente não tem VBA. O meu é o 2016 ainda. Note pela imagem anexa entretanto que mesmo assim, no meu Excel 2016, o comentário aparece usando o código que lhe passei.

Faça um teste então aí no seu 365 substituindo no código VBA a propriedade Comment pela nova CommentThreaded nos dois locais em que ela é usada.

P.S.: Ou vc pode também na célula substituir o comentário encadeado por uma tradicional agora Anotação, principalmente se seu arquivo for ser usado por outras pessoas que não tenham o 365.

 

 
Postado : 26/07/2022 1:02 pm
fefo32br reacted
(@fefo32br)
Posts: 44
Eminent Member
Topic starter
 

@edsonbr muito obrigado pela prestatividade de sempre. Ficou muito claro.
Abs

 
Postado : 26/07/2022 2:51 pm