Notifications
Clear all

Ver quem está online

10 Posts
3 Usuários
0 Likes
2,966 Visualizações
(@jose7br)
Posts: 67
Trusted Member
Topic starter
 

Bom dia pessoal, todos bem?

tenho um sistema com excel e access onde muitas pessoas acessam ele.

Tem alguma forma para ver quem está online na ferramenta? E também uma forma para desconectar o usuário?

Desde já, muito obrigado a todos

 
Postado : 19/05/2017 8:10 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4062
Illustrious Member
 

jose7br,

Boa tarde!

Acho que assim, sem ver nada, na base da adivinhação, fica muito difícil. A minha sugestão é que você crie na sua tabela no Access, caso ainda não tenha, um campo onde conste matrícula de cada pessoa que acessa o sistema.

Daí, basta carregar em qualquer formulário, um label com esses dados para saber quem está logado. Já para desconectar o usuário eu não sei se isso é possível. Provavelmente, tenha que utilizar alguma das API's do Windows.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 19/05/2017 11:00 am
(@jose7br)
Posts: 67
Trusted Member
Topic starter
 

Boa tarde Wagner, obrigado pela ajuda!

Mas como farei a parte de ver quem está online?

VBA no excel?

Por acaso você tem algum exemplo?

Muito obrigado

 
Postado : 19/05/2017 12:48 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4062
Illustrious Member
 

jose7br,

Agora não entendi... você já não tem um sistema em Excel/Access? Da mesma forma como você trás os dados para mostrar em seu sistema Excel, você vai trazer mais essas informações que serão adicionadas a tabela.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 19/05/2017 1:01 pm
(@jose7br)
Posts: 67
Trusted Member
Topic starter
 

Eu tenho sistema já Excel/Access.
A dúvida é para criar esse outro formulario.
Tenho que criar uma nova tabela no meu banco? ou só adicionar os campos do login?
e no excel, como farei?

 
Postado : 19/05/2017 1:07 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4062
Illustrious Member
 

jose7br,

Bom dia!

Como eu disse desde o princípio: falar o que pode ou não ser feito no seu sistema sem ver os arquivos é muito difícil e complicado.

Você deve apenas inserir esses campos que eu falei na suas tabelas já existentes, se quiser. Se não quiser, também pode criar uma tabela nova com os campos que citei, todavia, deverá ter algum campo chave que faça link com as outras tabelas existentes.

Quanto ao Excel, não sei como é que você está apresentando os dados. É na própria planilha? é em um Userform? De qualquer modo, seja em um ou seja em outro, você tem que ter sempre uma consulta SQL rodando pelo VBA para poder mostrar o resultado dos campos pesquisados. Assim, você deve adotar, no Excel, a mesma sistemática que já faz para exibir os outros dados que já exibe.

Detalhe: quando você fala que tem um sistema Excel/Acces eu estou imaginando que você está utilizando a forma padrão de programação de uma aplicativo. Ou seja; utilizando o Excel como Interface (Front And) e o Access como base de dados (Back And).

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 20/05/2017 8:07 am
(@jose7br)
Posts: 67
Trusted Member
Topic starter
 

Boa tarde Wagner, tudo bom?

Obrigado pela sua atenção!

Sim, o meu sistema tem o front em excel e o back em access.

A minha dúvida é na hora de criar uma nova tabela ou a nova coluna linkando os usuários.
Posso te enviar meu banco? Ele é bem simples.
Feito isso, eu coloco na planilha de excel uma aba com os usuários logados.

Segue o banco em anexo. Apaguei os dados.

e muito obrigado pela ajuda

 
Postado : 22/05/2017 1:44 pm
(@jose7br)
Posts: 67
Trusted Member
Topic starter
 

Segue o banco em anexo

 
Postado : 22/05/2017 1:47 pm
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 4062
Illustrious Member
 

jose7br,

Bom dia!

Lembrei de uma maneira mais simples de você exibir no formulário o nome do funcionário que estiver logado no momento. Basta você exibir em Label no formulário, por exemplo, o nome de quem está logado na máquina com o seguinte comando:

Label1.Caption = VBA.Environ("username")

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 23/05/2017 8:38 am
(@derson32)
Posts: 2
New Member
 

Amigo, so uma sugestão, eu tenho na tabela de usuarios, a coluna status, e quando alguem loga no initialize do form, ja conecta e altera o campo status para 1 e ao fechar o formulário no queryclose abre a tabela a altera para zero, assim sei quando alguem está logado.

Espero ter ajudado.

 
Postado : 16/08/2018 1:47 pm