Notifications
Clear all

Sistema em Excel utilizando Access como Banco de Dados

10 Posts
3 Usuários
0 Likes
2,832 Visualizações
(@marcosuke)
Posts: 72
Trusted Member
Topic starter
 

Bom dia pessoal!

Tenho um sistema na empresa que trabalho que foi desenvolvido todo em Excel. O sistema tomou uma dimensão bastante grande com mais de 40 telas e chegando nos 200 megas.

Para completar, dentro desse sistema, temos 6 bancos de dados diferentes (5300 linhas e 265 colunas cada base), uma refere-se ao mês atual, e as outras 5 dos meses anteriores, para que seja possível criar um histórico das informações as quais utilizamos. O problema é que esse método de trabalho ja se tornou insustentável, visto que o sistema está bastante carregado e preciso mudar essas bases para um servidor para aliviar esse sistema.

A idéia era colocar essas bases no servidor e e linkar as pesquisas de cliente desso excel diretamente nos arquivos do access (no servidor). Isso seria interessante visto que eu poderia atualizar as informações no access e todos que estiverem usando o sistema terão as alterações "online" no sistema.

O problema é que não sei usar access, estou estudando com video aulas. Tentei importar uma dessas bases do access para o excell mas ele cria uma tabela dinamica e não valeu de nada pois ele continua carregando o sistema como se a base estivesse inseria lá. Desculpem a minha ignorancia no assunto, mas vocês tem uma idéia de como eu poderia por exemplo, digitar o número de um cliente e fazer o excel buscar lá no arquivo access no meu servidor, todas as informações que eu preciso deste cliente? (cada cliente tem todas as suas informações em uma mesma linha). Minha ideia sobre isso era apertar um botão de pesquisa e ele me trazer la da base access no servidor a linha com todas as informações daquele cliente e a partir dali, fazer as formulas do excel trabalharem. Mas como fazer isso?

Agradeço imensamente quem puder me ajudar.

 
Postado : 05/04/2017 6:08 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

marcosuke,

Bom dia!

A integração entre o Excel e o Access é relativamente simples de ser implementada. Obviamente, você pode colocar a base de dados (arquivo Access) em qualquer caminho no servidor da rede para que todos os usuários possam acessar os dados, gravar, alterar e excluir pois o Access é multi usuário.

Anexo, segue um pequeno exemplo que fiz que acessa dados de duas tabelas diferentes no Access (utilizando INER JOIN e o objeto DAO ou ADo da Microsoft).

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 05/04/2017 7:11 am
(@marcosuke)
Posts: 72
Trusted Member
Topic starter
 

wag

Show de bola meu amigo! É bem proximo do que eu preciso, porém, a idéia era continuar que o resultado fosse exibido no próprio excel sem essa caixa de dados.
Como exemplificado na mensagem anterior, a idéia seria clicar no botão ''pesquisar'' o numero ou nome cliente (o nome eu poderia utilizar uma lista de validação de dados, para apenas selecionar os nomes ao invés de ter de digitá-los) e ele me traz a linha completa de dados daquele cliente em uma planilha oculta do sistema (na verdade, seriam 6 linhas, cada uma representando um mês para mantermos o histórico de dados), e a partir daí faria com que as formulas do excel buscassem esses dados nessa planilha oculta.

Essa pesquisa seria feita através do VBA? Você saberia me informar o código?

 
Postado : 05/04/2017 7:23 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

marcosuke,

Entendi...

É a mesma coisa. A diferença é apenas a forma de apresentação dos dados. No primeiro arquivo que lhe enviei, acesso os dados e mostro em um formulário. Nesse segundo que vai aqui anexo, fiz uma pequena modificação para permitir que a busca seja feita nas bases de dados e a informação seja inserida diretamente na planilha. Observe que na coluna A inseri uma validação de dados para que se escolha o nome da pessoa que se quer buscar os demais dados. Essa validação de dados está buscando na lista de pessoas que coloquei, como exemplo, na coluna M. Ao selecionar qualquer nome na coluna A, o código vai às tabelas existentes no Banco de dados e trás as informações de cada pessoa. Basta substituir o arquivo Excel enviado anteriormente por este novo. A base de dados é a mesma.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 05/04/2017 7:50 am
(@marcosuke)
Posts: 72
Trusted Member
Topic starter
 

wag

PERFEITO! É isso mesmo que eu preciso! Como faço para desenvolver isso?

 
Postado : 05/04/2017 8:55 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

Bom... se você se aprofundar um pouco mais no estudo do VBA e no estudo desse código que lhe enviei, conseguirá facilmente implementar para a sua necessidade. Se não entender de VBA, de programação, algoritmo, lógica de programação, aí fica muito complicado. Precisa entender para desenvolver um bom trabalho.

Esse código que lhe enviei serve perfeitamente como pontapé inicial. Você deve estudar o mesmo e ir desenvolvendo o que precisa. Todavia, precisa estudar mesmo o VBA pois a integração do Excel com o Access é uma área de complexidade média.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 05/04/2017 9:20 am
(@marcosuke)
Posts: 72
Trusted Member
Topic starter
 

wag

Amigo muito obrigado! Estou buscando material para começar ja a estudar VBA e Access. Você tem algum material específico o qual pode recomendar?

 
Postado : 05/04/2017 9:51 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

marcosuke,

Eu tenho muitos livros de VBA. Não te recomendaria nenhum pelo fato de já serem todos muito antigos (da época em que fiz minha graduação em TI). Dependendo do seu nível de conhecimento, você deve escolher livros que lhe proporcionem um bom conhecimento.

Algumas dicas:
1 - A internet está cheia de apostilas, CD's, DVD's e fóruns como este que proporcionam um bom conhecimento de VBA. A troca de experiência entre os usuários é muito saudável e propicia um excelente aprendizado.
2 - Existe material pago e gratuito na internet. Geralmente, os pagos são melhores.
3 - Uma boa também é o YouTube. Está recheado de bons códigos e dicas.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 05/04/2017 11:56 am
(@gfsouza86)
Posts: 0
Trusted Member
 

Boa tarde
Tudo bem?

Como faço para realizar uma pesquisa em um banco de dados ACCESS em uma planilha do Excel?

Tipo assim
Tenho um BD com uma tabela que tem os campos (nome e código) e na minha planilha tambem possui esses dois campor
Como faço para quando digitar o código na planilha ele me retorne com o nome correspondente?

Baixei seus dois arquivos e fiz as modificações que eu achei que resolveria para a minha planilha e meu banco de dados, porem quando digito o código na planilha ele não retorna com as informações

Se tiver algum tutorial ou material que me ajude agradeço bastante

G@b®!eL

Se a resposta foi útil para você, por gentileza, clique na mãozinha ao lado direito da sua tela no canto superior.

 
Postado : 08/06/2018 10:58 am
Wagner Morel
(@wagner-morel-vidal-nobre)
Posts: 0
Illustrious Member
 

gfsouza86,

Boa tarde!

Peço, por gentileza, abrir um tópico próprio para a sua dúvida.

Desenvolvo pequenas soluções em VBA Excel a valores que variam entre R$ 50,00 a R$ 200,00. Se te interessar, entre no meu instagran (vba_excel_desenvolvimento)

Atenciosamente
Wagner Morel

 
Postado : 08/06/2018 11:39 am