Notifications
Clear all

Contar sequências numa coluna

12 Posts
4 Usuários
0 Likes
3,103 Visualizações
naffonso
(@naffonso)
Posts: 33
Eminent Member
Topic starter
 

Oi pessoal! Tudo beleza?

Seguinte, a planilha anexa será entregue para várias pessoas, onde elas terão que marcar com um "x" quais opções elas acham mais apropriada baseada numa lista de assertivas e alternativas. Ou seja, cada pessoa gerará uma planilha preenchida diferente.

Devido a natureza do estudo, eu tenho algumas condições que precisam ser facilmente visualizadas, caso elas sejam verdade. São elas:

Coluna "A": não pode ter mais de 5 "x" marcados em sequência. Ou seja, na planilha anexa, na célula H1, eu gostaria de visualizar qual foi a maior sequência de "x" marcados para a opção "A".

Coluna "B": não pode ter mais de 8 "x" marcados em sequência. Ou seja, na planilha anexa, na célula H2, eu gostaria de visualizar qual foi a maior sequência de "x" marcados para a opção "B".

Coluna "C": não pode ter mais de 9 "x" marcados em sequência. Ou seja, na planilha anexa, na célula H3, eu gostaria de visualizar qual foi a maior sequência de "x" marcados para a opção "C".

Coluna "D": não pode ter mais de 13 "x" marcados em sequência. Ou seja, na planilha anexa, na célula H4, eu gostaria de visualizar qual foi a maior sequência de "x" marcados para a opção "D".

Coluna "E": não pode ter mais de 8 "x" marcados em sequência. Ou seja, na planilha anexa, na célula H5, eu gostaria de visualizar qual foi a maior sequência de "x" marcados para a opção "E".

Obrigado!!

 
Postado : 10/10/2018 11:48 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43753
Illustrious Member
 

.
Pode ser gambiarra que funciona?? k ... Enquanto não aparece nada melhor, vc pode fazer assim!!!
.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 10/10/2018 12:56 pm
naffonso
(@naffonso)
Posts: 33
Eminent Member
Topic starter
 

Haha ficou show! Valeu pela criatividade! Abraço!

 
Postado : 10/10/2018 2:59 pm
gfranco
(@wzxnet7)
Posts: 653
Honorable Member
 

Boa noite.
Minha contribuição.

Resposta útil? Clique na mãozinha ao lado do botão Citar.

 
Postado : 10/10/2018 7:46 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43753
Illustrious Member
 

.
wzxnet7, ótima sugestão ... só melhorando sua sugestão, afinal estamos aqui para aprender sempre kk
.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 10/10/2018 8:11 pm
deciog
(@deciog)
Posts: 0
Trusted Member
 

naffonso, Bom Dia.

Minha contribuição confere se é desta forma que desejas

Se foi útil, clique na mãozinha é uma forma de agradecimento

Decio

Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.
Brasil, São Paulo - SP
Décio Gassi

 
Postado : 11/10/2018 4:29 am
gfranco
(@wzxnet7)
Posts: 653
Honorable Member
 

Bom dia JSCOPA.
Na solução apresentada eu procurei ser o mais simplista possível na elaboração para que o usuário tivesse facilidade para entender a fórmula.
Na minha ideia (que pode estar equivocada) a leitura das colunas auxiliares (que montei com a função endereço) deixaria mais claro para ele onde exatamente a fórmula estava apontando.
Contudo, usando a referenciação conforme eu construí, adicionar colunas realmente produzirá interferência conforme vc mesmo pode demonstrar no seu exemplo.
Uma vez compreendida a lógica utilizada o usuário tem liberdade para fazer uma construção direta (apontando diretamente para o intervalo) ou até tornando-a mais eficiente conforme posto no modelo anexo.
De qualquer forma considero sua observação contributiva pois me alertou sobre uma possível interpretação que eu não havia considerado.

Resposta útil? Clique na mãozinha ao lado do botão Citar.

 
Postado : 11/10/2018 4:37 am
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43753
Illustrious Member
 

.
wzxnet, calma!! ... Você não fez nada equivocado não!! ... Sua solução foi perfeita, e muito melhor que a minha!! ... Minha intenção foi só dar um upgrade na sua solução, deixando a Matriz dinâmica!! ... E com isto compartilhar conhecimento e retribuir um pouco do que aprendo aqui!!
.
A do deciog também ficou ótima!!

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 11/10/2018 6:15 am
naffonso
(@naffonso)
Posts: 33
Eminent Member
Topic starter
 

Pessoal, muito obrigado a todos que contribuíram! Nas soluções de vocês eu confesso que nunca havia visto algumas das fórmulas lá contidas, mas como resolveu meu problema, fico muito grato! Abraço!

 
Postado : 11/10/2018 7:00 pm
naffonso
(@naffonso)
Posts: 33
Eminent Member
Topic starter
 

naffonso, Bom Dia.

Minha contribuição confere se é desta forma que desejas

Se foi útil, clique na mãozinha é uma forma de agradecimento

Decio

deciog, resolvi usar a sua versão, mas ela não está abrangendo a coluna inteira. Sua fórmula foi apenas até a penúltima célula... Eu tentei expandí-la até a última mas deu erro... Seria pedir demais que você poste ela novamente ajustada?

Valeu!

 
Postado : 11/10/2018 7:13 pm
Fernando Fernandes
(@fernandofernandes)
Posts: 43753
Illustrious Member
 

.
naffonso, é só aumentar a matriz (A2:A1000 - ou 2000 - ou 3000 - a seu gosto) .... H1 =MÁXIMO(FREQÜÊNCIA(SE($A$2:$A$1000>0;LIN($A$2:$A$1000));SE($A$2:$A$1000<=0;LIN($A$2:$A$1000)))) ... Mas finaliza com Crtl+Shift+Enter ... se der um simples Enter dá erro!!!
.

Existem mil maneiras de preparar Neston. Invente a sua!
http://www.youtube.com/ExpressoExcel

 
Postado : 11/10/2018 7:38 pm
deciog
(@deciog)
Posts: 0
Trusted Member
 

naffonso, Bom Dia.

Eu alterei a formula como segue abaixo

=MÁXIMO(FREQÜÊNCIA(SE($A$2:$A$240>0;LIN($A$2:$A$240));SE($A$2:$A$240<=0;LIN($A$2:$A$240))))

=MÁXIMO(FREQÜÊNCIA(SE($A$2:$A$500>0;LIN($A$2:$A$500));SE($A$2:$A$500<=0;LIN($A$2:$A$500))))

Onde estava 240 linhas mudei para pegar 500 linha, caso queira mais linha tem que mudar todas as que estão em vermelho, neste exemplo só coluna A faz em todas

Se foi útil, clique na mãozinha é uma forma de agradecimento

Decio

Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.
Brasil, São Paulo - SP
Décio Gassi

 
Postado : 12/10/2018 7:31 am