Notifications
Clear all

Adicionar o valor em outra célula com "Enter"

6 Posts
2 Usuários
1 Likes
780 Visualizações
sallumc
(@sallumc)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

Bom dia a todos.

Sou novo aqui, pesquisei alguns tópicos, mas não consegui encontrar o que preciso, perdão se já foi resolvida esta dúvida e não encontrei o tópico correto.

Estou montando uma planilha de fluxo de caixa e gostaria de digitar o valor de "Entrada" ou "Saída", clicar "Enter", o valor ir para o topo de uma lista e somar o saldo total do dia, apagamento a célula onde digitei o valor em primeiro lugar. Segue anexo uma imagem que talvez possa ajudar.

Desde já, muito obrigado pela atenção.

 
Postado : 29/12/2022 8:50 am
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Olá.

Sugestão: anexe diretamente aqui no fórum uma amostra do seu arquivo Excel. Imagens não servem.

Informe na própria planilha quais são as células que irão receber manualmente os valores de Entrada/Saída e informe em cada caso em qual célula o valor inserido será adicionado/subtraído. Forneça exemplos.

Informe também se é aceitável a utilização de macros no seu caso.

Para anexar arquivos clique em Procurar... localizado abaixo da sua postagem.

Osvaldo

 
Postado : 29/12/2022 9:24 am
sallumc
(@sallumc)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

@osvaldomp
Obrigado pela dica! Segue, então, anexo o arquivo mesmo.
A formatação é só para escrever tudo de forma que acredito ficar mais clara.
Novamente, muito obrigado pela dica!

 
Postado : 29/12/2022 9:32 am
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

@sallumc
No arquivo anexado fiz algumas alterações no lay out da planilha com o objetivo de torná-la mais amigável para receber fórmulas e macros. Notadamente eliminei a grande quantidade de células mescladas, restaram só C2:C3.
Aproveito para lhe recomendar que não mescle células, pois elas podem provocar erros em fórmulas, em macros e em outros recursos do Excel.

As explicações de como funciona e das alterações que fiz coloquei na própria planilha. Veja se lhe ajuda.

Osvaldo

 
Postado : 29/12/2022 4:18 pm
sallumc reacted
sallumc
(@sallumc)
Posts: 3
New Member
Topic starter
 

@osvaldomp Cara, muito obrigado por toda a atenção! Isso resolve o problema que estava tendo!
Queria trabalhar sem Macros, mas acho que com elas será a melhor opção, né?

 
Postado : 30/12/2022 3:20 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

No caso da sua planilha, em que você escolheu montar o histórico a partir das entradas dos dados sempre nas mesmas três células (D6, E6 e D7), macro é a única solução, pois por fórmulas não é possível.

Uma alternativa sem o uso de macros seria você inserir os dados diretamente no histórico, ou seja, inserir manualmente os dados a partir de C11, e não mais utilizar D6, E6 e D7.

Eu utilizo um controle desse tipo que comentei acima, a partir de A1 ~~~> DATA | DESCRIÇÃO | VALOR | SALDO

Utilizando datas e não somente dias, você pode puxar valores mensais com critério intervalo de datas. Equivalentes às fórmulas que coloquei em D3:F3.

E em lugar de duas colunas ENTRADA | SAÍDA eu utilizo somente a coluna VALOR, assim, valores referentes às entradas eu coloco o valor negativo, e valores referentes às saídas eu coloco o valor sem sinal.

Exs. salário  -100,00; iptu  10,00. Dessa forma a fórmula em G, que retorna o SALDO, ficaria =(célula de cima) - (VALOR). E para puxar entradas é possível somar com critérios intervalo da datas & valores negativos e ainda somar os positivos para obter as saídas.

Ao invés de uma planilha para cada mês, eu sugiro uma planilha para cada ano. Coloque os dados na sequência vertical e as datas em ordem cronológica, sem linhas vazias no meio dos dados, assim o Excel trata tudo como uma única tabela, e aí, além das fórmulas, você pode aplicar outros recursos como o Auto Filtro e Classificar.

Osvaldo

 
Postado : 30/12/2022 6:10 pm