Notifications
Clear all

[Fechado] Tabela estruturada e Proteção da planilha

3 Posts
2 Usuários
1 Likes
1,395 Visualizações
(@herikalwp)
Posts: 10
Active Member
Topic starter
 

Prezados, a tabela estruturada é uma mão na roda, mas está me dando uma dor de cabeça danada ao proteger a planilha. Já pesquisei aqui e em outras fontes e não estou achando uma solução. Será que alguém consegue me ajudar?

Tenho duas tabelas em uma mesma planilha. Uma macro utiliza as informações da primeira (editáveis pelo usuário) como parâmetros para capturar informações e registrar dados na segunda tabela.

Preciso proteger a planilha para que a tabela 2 não seja editada pelo usuário. Ocorre que, ao fazer isso, o usuário não consegue inserir e excluir "linhas da tabela" na tabela 1, que precisa ser "dinâmica" em termos de quantidade de linhas.

Optei por formatar como tabela esse intervalo, justamente pela facilidade da referência estruturada, já que as informações ali podem ter mais ou menos linhas de dados.

Todas essas informações são usadas em cálculos complexos em outras planilhas da mesma pasta. Não dá para fazer por referência direta às células, são muitas informações e todas com variação de volume.

Agradeço de antemão!

 
Postado : 09/09/2020 5:31 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 
Postado por: @herikalwp

...a tabela estruturada é uma mão na roda, mas está me dando uma dor de cabeça danada ao proteger a planilha.

Concordo integralmente contigo, @herikalwp. Gosto muito de usar tabelas e usar referências estruturadas tanto em fórmulas como em VBA é uma beleza por não ter que ficar codificando onde começa a tabela, onde termina, extrair range só dos dados sem o cabeçalho... enfim.

Por outro lado, esse problema que ocorre ao proteger é realmente desanimador.

Esse problema pelo menos está em fase de "ACCEPTING VOTES" no UserVoice do Excel para ser consertado para próximas versões e está nesse momento com 1386 votos (o que é um bom número). Quanto mais usuários votarem, mais o time da Microsoft se empenhará em relação ao prazo para isso acontecer (vc também pode votar pra que isso ocorra). Na mensagem dos desenvolvedores do Excel, está lá...

...We’ll prioritize this according to the number of votes, so if there’s more interest, please make sure to register your vote!

Link: Excel UserVoice: Get Tables working on protected sheets (add rows, sort, filter, etc.)

Enquanto isso não ocorre, uma sugestão seria inserir um botão em sua planilha para inserir/eliminar as linhas desses ListObjects.

 
Postado : 10/09/2020 5:41 pm
HerikaLWP reacted
(@herikalwp)
Posts: 10
Active Member
Topic starter
 

Valeu @edsonbr!

Vou votar lá sim. Não resolveu, mas ao menos sei que não há mesmo uma solução, e quem sabe surja uma.

Até mais!

 
Postado : 10/09/2020 6:00 pm