Notifications
Clear all

Copia e cola do excel para o bloco de notas, mas está desalinhando

9 Posts
4 Usuários
1 Likes
3,487 Visualizações
(@exceleigo)
Posts: 17
Active Member
Topic starter
 

Colegas, como eu faço para copiar do excel e colar no bloco de notas de tal forma que mantenha o alinhamento ? vejam no arquivo em anexo, o primeiro e o último nome desalinham dos demais. 

 

Grato

 
Postado : 13/07/2021 4:34 pm
(@exceleigo)
Posts: 17
Active Member
Topic starter
 

Fiz mais testes e descobri o seguinte, o primeiro nome Sandra de Almeida Sampaio, se contarmos os caracteres incluindo os espaços em branco chegaremos a 25. Aí eu fui reduzindo para 24 depois 23, com 23 passou a alinhar corretamente, ou seja, se o nome fosse Sandra de Almeida Sampa daria certo. Isso quer dizer que 23 caracteres incluindo espaço é o limite para copiar alinhando as colunas para o bloco de notas. Mas a pergunta que fica é: Onde eu posso alterar este valor 23 ? no caso ampliar ele.

Grato

 
Postado : 18/07/2021 5:24 pm
(@exceleigo)
Posts: 17
Active Member
Topic starter
 

Fiz mais testes e pesquisas. Alguém sabe se tem como mexer nestes 23 caracteres ?

 
Postado : 23/07/2021 7:21 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@exceleigo, porque você não utiliza o Paint, ao invés do BN?? ... É só printar a tabela e colar no Paint, fica tudo certinho!!

 
Postado : 24/07/2021 4:17 pm
muca
 muca
(@muca)
Posts: 36
Eminent Member
 

Veja se o anexo ajuda...

O essencial faz a vida valer a pena!

 
Postado : 24/07/2021 6:40 pm
JSCOPA10 reacted
(@exceleigo)
Posts: 17
Active Member
Topic starter
 

JSCOPA10 de fato no paint deu certo, mas preciso gerar um txt pois este txt alimentará outro sistema

MUCA, bom demais sua macro. Mas infelizmente preciso 'converter' para TXT só algumas linhas e quais linhas também pode mudar de arquivo para arquivo

 

O que eu percebi é que mais do que 23 caracteres a tabulação da coluna já muda. De onde vem afinal este 23 ?

 

 

 

 

 
Postado : 25/07/2021 4:15 pm
(@exceleigo)
Posts: 17
Active Member
Topic starter
 

JSCOPA10 de fato no paint deu certo, mas preciso gerar um txt pois este txt alimentará outro sistema

MUCA, bom demais sua macro. Mas infelizmente preciso 'converter' para TXT só algumas linhas e quais linhas também pode mudar de arquivo para arquivo

 

O que eu percebi é que mais do que 23 caracteres a tabulação da coluna já muda. De onde vem afinal este 23 ?

 

 

 

 

 
Postado : 25/07/2021 4:16 pm
muca
 muca
(@muca)
Posts: 36
Eminent Member
 

No exemplo anexado iguala, na coluna A, a 40 caracteres.

 

A inclusão de espaços pode ser feito para outras colunas. Isso arrumaria todo o texto exportado independente da linha ou coluna…

 

Para uma melhor análise, torna-se necessário anexar um exemplo de sua planilha, contendo informações de suas necessidades...

O essencial faz a vida valer a pena!

 
Postado : 26/07/2021 11:08 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
 
 
Postado por: @exceleigo

De onde vem afinal este 23 ?

Boa noite, @exceleigo. Vou tentar ser didático, pode ser que outras pessoas também venham a ter essa dúvida alguma hora...

Quando vc copia um trecho de células do Excel no Bloco de Notas, os caracteres invisíveis que separam uma coluna da outra não são espaços em branco, mas sim caracteres de tabulação.

Vc pode comprovar isso, por exemplo, copiando o intervalo no Excel, abrindo o Word e não colando direto, mas clicar com o botão direito e escolher "Manter somente texto". Como são caracteres invisíveis, para poder enxergá-los ligue o pé-de-mosca (¶) (guia "Página inicial">grupo "Parágrafo">"Mostrar tudo"). Note que após cada "coluna" existe uma seta (→), que é a representação de um caractere de tabulação e não uma bolinha ( ), que representaria um espaço em branco.

Quando vc insere texto à esquerda de uma tabulação, o caractere de tabulação, fica ali, parado enquanto o texto à esquerda vai crescendo e se espremendo até encostar na tabulação. Quando não cabe mais, a tabulação salta não um espaço, mas n espaços até a próxima parada de tabulação.

No bloco de notas, cada parada de tabulação "engole" 8 lacunas. Portanto, se vc inserir de 1 até 7 caracteres antes da tabulação, o texto que está depois não irá se mexer. Quando vc insere o 8º, pelo fato do próprio caractere de tabulação também ocupar um lugar, o texto à direita saltará até a próxima tab.

Então, finalmente respondendo à sua pergunta, 3x8=24, portanto, descontando 1 do próprio Tab, o texto permaneceria na posição até o 23º caractere.

Não acho que vc possa alterar as posições das paradas de tabulação do Notepad (talvez via Registry 🤔 ) mas mesmo que pudesse, vc teria que alterar isso também no PC de quem iria receber o arquivo, o que penso seria uma péssima viajem...

A melhor alternativa, imagino, seria fazer o texto ser preenchido com espaços em branco, usando larguras de coluna fixa se seu aplicativo não reconhecer caracteres de tabulação o que acho meio estranho (vc já tentou?).

Aí seria só pegar por exemplo o maior nome mais um espaço e usar ele como padrão de coluna 1, o número com mais dígitos mais um espaço e usar como padrão pra coluna 3 e assim sucessivamente. Coloque tudo isso concatenado numa coluna auxiliar e copie pro Notepad.

Supondo, por exemplo, que estes seus dados estejam no intervalo A1:F6, a fórmula em G1 poderia ser:

=A1&REPT(" "; MÁXIMO(NÚM.CARACT($A$1:$A$6))-NÚM.CARACT(A1)+1) &B1&" "&
  C1&REPT(" "; MÁXIMO(NÚM.CARACT($C$1:$C$6))-NÚM.CARACT(C1)+1)&
 D1&REPT(" "; MÁXIMO(NÚM.CARACT($D$1:$D$6))-NÚM.CARACT(D1)+1)&TEXTO(E1+F1;"dd/mm/aa hh:mm:ss")

É uma fórmula matricial, portanto finalize com CTRL SHIFT ENTER. Arraste então até G6.

Segue exemplo anexo.

 

 
Postado : 26/07/2021 10:44 pm