Como Procurar e Edi...
 
Notifications
Clear all

[Resolvido] Como Procurar e Editar Cadastro existentes

2 Posts
2 Usuários
0 Likes
1,175 Visualizações
(@Anônimo)
Posts: 0
Topic starter
 

Bom dia!

Pessoal, Tenho conhecimento raso de VBA e estou montando essa planilha de Controle de Clientes, 

honestamente eu quero resolver as situações mais com formulas do que códigos, porque a planilha será online e não sei as compatibilidades.

eu não consegui criar ou entender como seria a automatização para Pesquisar cliente no cadastro, trazer as informações e gravar as alterações,(que seriam feitas e após clicar no botão de editar).

alguém pode dar um auxilio?

 

será usado para controle de clientes de escritório de advocacia.

obrigado!!

 

 
Postado : 02/06/2021 10:26 am
(@topscore)
Posts: 41
Eminent Member
 

@propaganda

 

Amigo, se quiser que o sistema faça automaticamente, precisará de VBA, não tem jeito. E, se vai ter VBA, sugiro já fazer um formulário para entrar os dados, ao invés de alimentar direto na planilha.

Eu faria o seguinte:

1- Coloque um botão "Cadastro" na tela inicial.

2- Botão Cadastro abre um Formulário de cadastro com todos os campos (textbox e combobox) que vc tem na aba cadastro (De nome completo até data primeiro pagamento).

3- Abas Cadastro e Edição são desnecessárias.

4- Você precisa de uma Aba "Banco de dados". Essa aba, que ficará oculta ao usuário, terá forma de tabela simples, você terá todos os dados em linhas e colunas. Ex:

                A                            B                          C                  etc

1    Nome Completo        Nacionalidade          Estado Civil

2    Cliente 1                  Brasileiro                 Casado

3    Cliente 2                  Argentino                 Solteiro

4    Cliente 3                  Brasileira                 Viúva

etc

5- No formulário de cadastro, você colocará os seguintes botões:

     "Novo Cadastro"

     "Editar Cadastro" (permite você pesquisar e escolher um cliente, e puxar os dados da aba banco de dados)

     "Excluir Cadastro"

     "Gravar Alterações" (Se é novo cadastro, faz uma nova linha na tabela em "Banco de dados". Se você está editando o Cliente 2 e mudar o estado civil para "divorciado", por exemplo, altera os dados na linha 3, a coluna C muda para divorciado. 

     "Voltar à Tela Inicial"

      Veja no anexo um formulário bem simples (na imagem, ele abriu uma caixa de listagem para eu pesquisar as unidades para editar), que faz exatamente o que você quer fazer.

 

Veja se consegue montar o sistema dessa maneira. Depois posso fazer rapidamente os códigos para gravar, editar, limpar, excluir, etc.

 

Abraço

 
Postado : 07/06/2021 12:02 pm