Gráfico plota célul...
 
Notifications
Clear all

Gráfico plota células vazias com fórmulas como "Zero". Qual a melhor solução?

7 Posts
2 Usuários
0 Likes
2,019 Visualizações
(@rsene)
Posts: 13
Active Member
Topic starter
 

Boa noite.

Estou fazendo uma planilha que contém fórmulas e gráficos. As células onde os gráficos buscam os dados possuem fórmulas, e então eu cheguei naquela situação que muitos se deparam, que é: quando as células que possuem fórmulas mostram um resultado vazio, os gráficos plotam esses resultados vazios como "Zero".

Eu estou buscando uma forma de manter os resultados das fórmulas como vazios, e ainda assim o gráfico não plotar nada. Na minha planilha, o "Zero" é uma opção válida, então eu preciso diferenciar entre zero e vazias.

Eu vi algumas pessoas sugerindo como alternativa o uso da função NAO.DISP() no lugar de "", mas para mim não resolve, porque eu tenho outras células com fórmulas em outra parte da planilha que necessitam desses dados para calcular valores. E quando o resultado é "N/D", essas outras células deixam de calcular, mostrando apenas o valor "N/D".

Eu sei que é uma prática postar uma planilha como exemplo, mas como eu creio que minha pergunta é de fácil entendimento, acho que dá pra arriscar iniciar esse post sem um.

 

Ricardo.

Este tópico foi modificado 2 anos atrás 2 vezes by RSene
 
Postado : 05/12/2021 7:28 pm
DJunqueira
(@dmorais)
Posts: 0
Active Member
 

No caso do gráfico a solução é essa mesma, NÃO.DISP(), as outras fórmulas dependentes terão de sofrer alteração p/ lidar com essa resposta.

 
Postado : 06/12/2021 2:26 pm
(@rsene)
Posts: 13
Active Member
Topic starter
 

@dmorais Ah ok. Bom, nesse caso vc teria alguma alternativa pra me passar nessas fórmulas? As contas dessas fórmulas são contas simples de adição (+) ou subtração (-).

Tipo, =A1+B2+C3 ou =SOMA(A1;B2;C3)

Acontece que como algumas dessas células mostram "N/D", a conta não é feita. Então nesse caso, se alguma dessas células mostrar "N/D", eu preciso apenas que a fórmula as reconheça como vazias e as desconsidere, fazendo a soma ou subtração apenas das células restantes que contenham valores.

 
Postado : 07/12/2021 7:41 am
DJunqueira
(@dmorais)
Posts: 0
Active Member
 

=1+1+SEERRO(B2;0)

 
Postado : 08/12/2021 10:53 am
(@rsene)
Posts: 13
Active Member
Topic starter
 

@dmorais

Mas daí eu terei que adicionar essa fórmula em todos os ítens somados, um por um, certo?

Tipo:

 

=SEERRO(A1;0)+SEERRO(B2;0)+SEERRO(C3;0)+SEERRO(D4;0)....

 

Se eu tiver 15 itens somados eu terei que fazer isso pra todos os 15 itens. Correto?

Esta seria a forma mais prática de se fazer?

 
Postado : 08/12/2021 4:21 pm
DJunqueira
(@dmorais)
Posts: 0
Active Member
 

Sem a planilha p/ eu dar uma olhada os palpites vão ficando cada vez mais imprecisos...

Geralmente vc monta a fórmula e manda correr linhas abaixo..

 
Postado : 08/12/2021 5:52 pm
(@rsene)
Posts: 13
Active Member
Topic starter
 

Colega, deu certo.

Eu consegui deixar a planilha como queria. Eu acabei mudando um pouco a forma como eu a preencho, e acabei utilizando a função NAO.DISP() junto com uma formatação condicional. A fórmula SEERRO() até funcionou, mas ao usá-la eu acabei me deparando com uma outra questão, e então por fim eu acabei mudando a forma como eu a preencho.

No fundo, o que eu queria mesmo era que o gráfico escondesse os valores vazios (zeros) dos meses futuros, mostrando os valores vazios (zero) apenas do atual mês corrente para trás. Então o que aconteceu foi que, ao utilizar a função NAO.DISP(), os "zeros" das células vazias eram escondidos tanto dos meses passados quanto dos futuros; então eu meio que acabei mudando a forma de preencher a planilha afim de que as fórmulas fossem ativadas de acordo com o mês.

Evidentemente que a falha na comunicação foi inteiramente minha, eu não fui claro o suficiente e não soube explicar com exatidão o que eu procurava. De qualquer forma, foi a sua ajuda e nossa interação aqui no fórum que me ajudaram a chegar numa solução que me agradasse. Então eu te agradeço muito pela ajuda e pela atenção.

Este post foi modificado 2 anos atrás por RSene
 
Postado : 08/12/2021 6:34 pm