Notifications
Clear all

Planilha em pasta de rede perde referências

7 Posts
2 Usuários
0 Likes
3,210 Visualizações
(@gmribeiro)
Posts: 37
Eminent Member
Topic starter
 

Bom dia pessoal. Tenho duas planilhas, sendo que uma delas busca dados na outra. Tudo funciona perfeitamente, exceto quando eu abro as duas ao mesmo tempo. Se eu abro a planilha secundária primeiro e em seguida a outra, a planilha secundária perde as referências e exibe o erro #REF!. Se inverto a ordem de abertura, não dá erro.

Ambas as planilhas estão em uma mesma pasta na rede. E quando eu as abro, aparecem os avisos para Habilitar Edição e depois Habilitar Conteúdo.

Fiz um teste copiando as planilhas para o meu desktop, fora da rede, e tudo funcionou perfeitamente, independente da ordem de abertura. Os avisos de Habilitar Edição e Habilitar Conteúdo não apareceram.

Como posso solucionar isso? Muito obrigada!

 
Postado : 12/04/2022 8:30 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

@gmribeiro, faça uma tentativa indo na Central de Confiabilidade (Arquivo > Opções) e marcando em "Documentos Confiáveis" a opção "Permitir que os documentos em uma rede sejam confiáveis".

Mais abaixo, sob "Conteúdo Externo", verifique também como está marcada a opção para "Configurações de Segurança para Tipos de Dados Vinculados".

Postado por: @gmribeiro

...Se eu abro a planilha secundária primeiro e em seguida a outra, a planilha secundária perde as referências e exibe o erro #REF!. Se inverto a ordem de abertura, não dá erro.

Também em Arquivo > Opções, na seção "Avançado", role até o tópico "Ao calcular esta pasta de trabalho" e atente para como estão configuradas as opções "Atualizar vínculos com outros documentos" e "Salvar valores dos vínculos externos".

 
Postado : 14/04/2022 9:04 am
(@gmribeiro)
Posts: 37
Eminent Member
Topic starter
 

Olá @edsonbr, em ambas as planilhas estão marcadas as opções "Permitir que os documentos em uma rede sejam confiáveis", "Avisar ao usuário sobre Tipos de Dados Vinculados", "Atualizar vínculos com outros documentos" e "Salvar valores dos vínculos externos". Devo alterar alguma? Obrigada!

 
Postado : 14/04/2022 10:27 am
(@gmribeiro)
Posts: 37
Eminent Member
Topic starter
 

@edsonbr boa tarde, se puder me auxiliar eu agradeço!

 
Postado : 18/04/2022 3:53 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 
Postado por: @gmribeiro

...Devo alterar alguma?

Não, @gmribeiro. Da maneira que está configurada estaria adequado ao que pretende.

Faça mais algumas alterações indo em Arquivo > Opções > Central de Confiabilidade > Configurações da Central de Confiabilidade > Locais Confiáveis:

  • Deixe marcada a opção "Permitir Locais Confiáveis na minha rede...";
  • Clique no botão "Adicionar novo local confiável..." e na caixa "Caminho", insira o local onde estão os arquivos de sua rede, procurando usar a notação UNC (p. ex. \\SERVIDOR\PastaCompartilhadaRaiz\NossosArquivos\) e não de unidade mapeada;
  • Se também estiverem em subpastas daquela, marque a opção "As subpastas deste local também são confiáveis".

 
Postado : 20/04/2022 9:49 am
(@gmribeiro)
Posts: 37
Eminent Member
Topic starter
 

@edsonbr fiz o que indicou e continua da mesma forma, perdendo as referências. Tentei alterar também os vínculos das fórmulas para o formato UNC, porém ele é atualizado automaticamente para o caminho Y:
Acho que não vai ter muita saída a não ser não abrir as duas planilhas ao mesmo tempo.
Obrigada.

 
Postado : 25/04/2022 10:59 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

Sem verificar o problema in loco, infelizmente esgotaram-se minhas alternativas para tentar solucioná-lo. Talvez alguma diretiva de segurança ou de privilégio de acesso às pastas da rede... 🤔  

Desculpe não poder ajudá-la mais em relação a isso.

 
Postado : 28/04/2022 9:41 am