Notifications
Clear all

Contagem em Colunas diferentes e criterios diferentes.

1 Posts
1 Usuários
0 Likes
478 Visualizações
fabiofreitas
(@fabiofreitas)
Posts: 0
New Member
Topic starter
 

Boa noite, um nobre novato pede ajuda aos senhores. 😀 

Bem, desenvolvi uma planilha para ajudar a alguns alunos a escolherem onde ficaram alocados ao final do curso, como cada lotação possui um limite, preciso desenvolver uma contagem de células com alguns critério. São 6 possibilidade de escolhas diferentes, os primeiros tem prioridades e a medida que as vagas vão acabando, elas deveriam não ser disponibilizada. Acontece que, como existe a 6 possiblidades de escolha, as vezes a contagem na coluna 1 não atinge o numero de vagas, entretanto, quando se soma a contagem da coluna 2 por exemplo ai essas vagas acabaram, mais acabam constando.

 

ESCOLHAS
POSICAO 1 Escolha 2 Escolha 3 Escolha
1 A    
2 B    
3 B A  
4 B C  
5 B A C
6 A    

VAGAS PARA A = 2

Para explica, tenhamos por base a Posição A, lembrando que a contagem começa de quem ta escolhendo para cima. 
Se eu usar cont.ses, a contagem da primeira escolha, dará 1, entretanto, já temos a vaga ocupada pela segunda escolha do terceiro. Então a contagem das escolhas deveria da 3, para ai em comparação com o número de vagas pular a opção do quarto para a 2 Escolha. 
O problema reside quando coloco por exemplo para conta a posição seis. Acontece que a posição 5, por exemplo, não "deveria" fazer parte da contagem, já que a escolha do candidato foi a terceira, so habilita a proxima escolha quando a escolha anterior não possui vagas, logo a contagem não deveria aparecer a segunda escolha de 5.

O que eu gostaria de saber. Existe alguma forma de usando o Cont.SES, o SE ou outra formula que talvez eu não conheça para:

Contar a coluna 1 primeira escolha (Cont.SES), depois contar a segunda escolha (Cont.SES de novo), Fazer uma condição que ao contar a 2 escolha, a planilhe verifique se a terceira coluna está vazia ou não vazia, para ai sim está celula fazer parte da contagem.

Em termos praticos:
Contagem de A (base na posição 6)

Coluna primeira escolha:  2

Coluna segunda escolha: 2 - 1, já que a posição 5 está na 3 opção.
Resultado: 2 + 2 - 1 = Igual a 3, logo, habilita a 2 escolha.

 

 
Postado : 09/04/2022 10:33 pm