Armazenar em variável linha e coluna duma posição específica

Visual Basic for Aplication e macros no Excel.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

Armazenar em variável linha e coluna duma posição específica

Mensagempor RAMZERO » Qua Abr 10, 2019 8:56 am

Olá pessoal

Alguém sabe se existe uma forma de armazenar em uma variável a coluna e a linha de uma célula que está sendo exibida na tela no canto superior esquerdo?

Exemplo:

Quando abre o Excel a tela padrão exibe sempre a célula A1 no canto superior esquerdo, então a variável deveria valer coluna 1, linha 1

O que quero é que se eu mover as barras de rolagem a variável passe a valer a coluna e a linha correspondente a essa posição

Ou seja se eu der dois toques para a direita e um para baixo, a célula exibida no canto superior esquerdo seria a C2 e a variável passaria a valer coluna 3, linha 2

Mas sem precisar posicionar o cursor na célula

Obrigado
RAMZERO
Membro
Membro

Has thanked: 82 times
Have thanks: 3 times

{ SO_SELECT }

Re: Armazenar em variável linha e coluna duma posição especí

Mensagempor wagner » Qua Abr 10, 2019 9:13 am

RAMZERO,

Bom dia!

Essa variável que você quer já existe dentro do evento Worksheet_SelectionChange da aba. É a variável Target. Veja, no pequeno exemplo abaixo.
Se a resposta foi útil para você, por gentileza, Amigo, clique na mãozinha ao lado direito da ferramenta CITAR, no canto superior direito.

Atenciosamente
Wagner Morel
wagner
Moderador
Moderador

Has thanked: 94 times
Have thanks: 2277 times

Mensagempor RAMZERO » Sex Abr 12, 2019 8:00 am

Fala wagner

Acho que eu não fui claro no pedido

Não quero ter que selecionar a célula pra ela armazenar os valores de linha e coluna (não quero usar o Selection)

Mas sim quero, apenas movendo a planilha, usando SOMENTE AS BARRAS DE ROLAGEM para que me mostre qual é a linha e coluna exibida no momento no canto superior esquerdo

Tentei fazer isso, mas não entendo a sintaxe correta pra funcionar:

Código: Selecionar todos
Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)

If Target.Column = 1 Then

Range("G18").Value = ActiveWindow.SmallScroll Down:=15

End Sub

Seria assim, ao mover a rodinha do mouse pra baixo ou pra cima G18 recebe o valor de quantas linhas foram deslocadas

Obrigado
RAMZERO
Membro
Membro

Mensagempor wagner » Sex Abr 12, 2019 10:40 am

RAMZERO,

Bom dia!

Deve ter um modo de fazer isso que você quer sim. Todavia, se tiver, é com a utilização das API's do Windows ou com módulos de classe, pois não existe, nas planilhas, um evento que seja disparado quando se aciona a bolinha do mouse que faz a tela rolar para cima ou para baixo. O Evento SelectionChange não pode ser utilizado para isso.

Assim que você abre uma planilha, a célula A1 está selecionada. Se você não fizer nada na planilha e apenas acionar a bolinha do mouse para cima ou para baixo, não há nem seleção de outras células. O cursor vai continuar em A1. Apenas a ação do mouse vai rolar a tela para cima ou para baixo. o Cursor ou a célula selecionada vai continuar em A1.

Acredito que tem muito conhecimento na utilização das API's ou com módulos de classe possa lhe ajudar com essa demanda.
Se a resposta foi útil para você, por gentileza, Amigo, clique na mãozinha ao lado direito da ferramenta CITAR, no canto superior direito.

Atenciosamente
Wagner Morel
wagner
Moderador
Moderador

Has thanked: 94 times
Have thanks: 2277 times

Mensagempor RAMZERO » Seg Abr 15, 2019 8:59 pm

Obrigado wagner

Tenho a impressão que é acertar a mão na sintaxe, pois quando mando gravar macro e movo as barras de rolagem ou a rodinha do mouse (botão do meio) os valores vão se alterando no vba

Alguém mais poderia me ajudar?
RAMZERO
Membro
Membro

Mensagempor klarc28 » Ter Abr 16, 2019 2:26 pm

Código: Selecionar todos
Private Sub Worksheet_SelectionChange(ByVal Target As Range)

If Target.Column = 1 Then

Range("G18").Value = ActiveWindow.SmallScroll Down:=15

end if

End Sub
É estudando que se consegue. Quando quiser agradecer, clique no joinha. Marque como resolvido na parte que resolveu sua dúvida.
klarc28
Membro
Membro

Has thanked: 24 times
Have thanks: 451 times

Voltar para VBA & Macros