Alternativas ao Excel

Como pintar uma célula, como formatar uma borda, funções básicas! Se você não sabe em que categoria postar a sua dúvida, escreva aqui que depois nós mudamos o tópico.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

Alternativas ao Excel

Mensagempor jhenrique » Dom Mai 14, 2017 2:50 pm

Venho fazendo trabalhos que excedem a capacidade do Excel. Minhas planilhas chegam facilmente a 50 Mb e até chegariam a 500 Mb se o Excel não travasse. Algumas destas planilhas tem até mesmo mais 1000 abas, podendo chegar até 2 mil.

Enfim, trabalho com Big Data e BI.

As ferramentas e as fórmulas do excel suprem todas as minhas necessidades. Todas. O problema mesmo é o tamanho do meu trabalho. O software não suporta fazer as operações para uma grande massa de dados.

Como alternativa ao Excel, pensei no seguinte:

Ubuntu + Libre Office (melhor alternativa, mas não atende meus requisitos completamente)
MySQL (possivel alternativa, mas saimos do paradigma declarativo e entramos no imperativo, complicando minha situação e a interface matricial é nada flexivel)
Power BI (pouca flexibilidade, dificil de manipular, fórmulas complicadas e desconhecidas)
Access (inflexivel, poucas fórmulas, poucos recursos)
Pentaho (meu HD nunca mais foi o mesmo depois que eu instalei este virus)

E aí pessoal, como é que vocês veem minha situação. Tem alguma sugestão?

Como é que as grandes empresas de alta tecnologia resolvem seus problemas de BI e Big Data? Não há alternativas simples, poderosas e fáceis? Será que a melhor alternativa é investir num supercomputer?
jhenrique
Membro
Membro

Has thanked: 1 time
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Re: Alternativas ao Excel

Mensagempor skulden » Seg Mai 15, 2017 11:31 am

Você pode usar algum banco de dados para guardar as informações e alguma ferramenta para analisar e tratar das informações.

Por exemplo, você poderia guardar os dados no MySQL e manipular no Python ou no R, por exemplo.

As grandes empresas costumam trabalhar desta forma, uma base flexivel e enorme para guardar os dados e programação para ler e manipular.

Eu aconselho você começar a trabalhar com o R.

Abraços.
Se a resposta lhe foi útil, clique no joinha!
skulden
Membro
Membro

Has thanked: 4 times
Have thanks: 39 times

Re: Alternativas ao Excel

Mensagempor jhenrique » Qua Mai 17, 2017 8:04 pm

Valeu!!!
jhenrique
Membro
Membro

Has thanked: 1 time