formatação condicional se "multiplicando" sozinha

Formatação condicional

formatação condicional se "multiplicando" sozinha

Mensagempor drederson » Qui Abr 12, 2018 1:54 pm

Boa tarde. Gostaria de obter ajuda para um problema, o qual já tentei resolver de todas as maneiras, sem sucesso.
Utilizo diversas condições de formatação condicional em uma planilha minha de orçamentos e percebi que elas se multiplicam aos milhares. Então, após pesquisar na internet sem achar nada, fiz uns testes em uma planilha nova e percebi que quando eu copio e colo linhas/celulas, as formatações condicionais são duplicadas.

Ok. Nessa minha planilha "teste", percebi que deveria aplicar a formatação condicional a TODA a coluna, onde me PARECEU que então ela não se multiplicaria mais, mesmo qdo copiasse e colasse novas linhas/celulas.

Então, voltando a minha planilha, exclui TODAS as formatações condicionais existentes e comecei a criar novamente, porém agora aplicando a TODAS as colunas. Porém parece que nem isso resolveu, inseri (com macros que copiam e colam) algumas linhas novas e já vi que o bendito excel me gerou diversas formatações condicionais especificas pra aquelas linhas, o que não faz nenhum sentido já que TODAS as colunas estão com essa mesma formatação.

Enfim, isso é muito ruim pois, por ex, se eu quiser mudar algo em uma das formatações fica totalmente impossivel, visto que o excel simplesmente resolve "criar" milhares delas, mesmo eu dizendo que todas as colunas de um intervalo seriam formatadas.

Por favor, alguem saberia me dizer oq e por que isso ocorre? Ja tentei de tudo e não acho soluções......Desde ja, obrigado
drederson
Membro
Membro

Has thanked: 0 time
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Re: formatação condicional se "multiplicando" sozinha

Mensagempor wagner » Qui Abr 12, 2018 2:39 pm

drederson,

Boa tarde!

Por gentileza, anexe um pequeno arquivo exemplo (com o layout exatamente igual ao arquivo original), aqui mesmo no fórum, compactado com .ZIP, simulando manualmente inclusive como deve ser o resultado esperado. Isso propiciará a rápida ajuda por partes de todos.
Se a resposta foi útil para você, por gentileza, Amigo, clique na mãozinha ao lado direito da ferramenta CITAR, no canto superior direito.

Atenciosamente
Wagner Morel
wagner
Moderador
Moderador

Has thanked: 71 times
Have thanks: 1861 times

Mensagempor drederson » Sex Abr 13, 2018 9:39 am

certo.....não sei utilizar muito bem os recursos do forum ainda (tive problemas com limite de tamanho), mas vou tentar.
Primeiro vou postar 2 imagens mostrando o problema

Imagem 1: Como eu crio a formatação condicional, aplicando a TODAS as colunas e/ou intervalos de colunas INTEIRAS

Imagem 2: A multiplicação gerada pelo excel, após inserir (copiar e colar anterior) apenas 1 linha na planilha, criando formatações condicionais especificas pra cada linha, mesmo estas estando dentro das colunas nas quais eu apliquei determinada formatação condicional nela INTEIRA.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
drederson
Membro
Membro

Mensagempor drederson » Sex Abr 13, 2018 9:40 am

agora a imagem 2...
drederson
Membro
Membro

Mensagempor drederson » Sex Abr 13, 2018 9:46 am

quanto a planilha, como disse sou novo por aqui e talvez ainda não saiba fazer determinadas coisas no forum.....mas a principio não consegui anexar a planilha original pois excede o tamanho (mesmo compactada).....
Acho que as imagens já dão uma ilustrada melhor no problema, mas se precisar tento enviar o arquivo original (por favor, nesse caso me diga como fazê-lo ter o limite de tamanho permitido para anexar)

Desde ja, obrigado
drederson
Membro
Membro

Mensagempor drederson » Sex Abr 13, 2018 11:56 am

Estou fazendo diversos testes aqui, inclusive com a colagem especial pra ver se resolveria. Identifiquei o momento do problema, porem nao sei como soluciona-lo.
Percebi que copiando e colando com a "Merge Conditional Formatting" ele não cria novas formatações especificas. Então alterei minha macro pra esse tipo de colagem, mas o problema persistiu.

Então foi quando percebi a "origem" do problema, que não está em copiar e colar e sim quando eu INSIRO a linha. Não faço ideia do motivo, mas inferir uma linha no meio das celulas preenchidas acaba com a formatação condicional.

Em anexo minha planilha de testes que "simula" os intervalos de formatação condicional que uso aqui. Vejam as regras antes, e experimentem inserir uma linha no meio dela e vejam as regras depois pra ver oq acontece. Alguem sabe explicar isso e a solução, visto que obviamente preciso inserir linhas novas no meio dos dados?

Obrigado
drederson
Membro
Membro

Voltar para Formatação Condicional