Média Ponderada com Pesos Dinâmicos

Fórmulas básicas e avançadas do Microsoft Excel, Fórmulas Matriciais, Fórmulas combinadas, Funções como PROCV, PROCH, SOMASE, SOMA, SE, etc.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

Média Ponderada com Pesos Dinâmicos

Mensagempor vtenorio » Qui Set 19, 2019 5:34 pm

Olá amigos. Estou tentando algo que nem sei se é possível:

Preciso definir uma fórmula de Média Ponderada que conte automaticamente a quantidade de células preenchidas em um intervalo e atribua pesos de forma decrescente, da esquerda para a direita também de acordo com essa quantidade.

Imagem

Na tabela acima, tenho 6 valores, que precisam ter menos impacto na média final conforme avançam as horas. Desta forma, gostaria que o Imediato começasse com peso 6, e que esse peso fosse diminuindo 1 hora sucessivamente até chegar às 8h com peso 1 (é necessário que o peso do último valor sempre seja 1).

Isso seria muito facilmente resolvido com caso eu tivesse sempre a mesma quantidade de “momentos”, mas terei situações em que contarei com menos fatores e outras em que precisarei incluir mais:

Caso eu retire um dos momentos, eu preciso que o peso do valor do momento “Imediato” caia de 6 para 5, pois só há 5 momentos agora (lembrando que o último tem que ser 1).
Imagem

Similarmente, se eu quiser incluir mais um horário, é necessário considerar a entrada de um novo momento, e recalcular o peso do primeiro momento para 7, pois agora temos mais um fator e o último precisa ser 1.
Imagem

Nesses dois cenários, preciso que o excel recalcule automaticamente.

Algumas fórmulas que me ocorreram foram ORDEM.EQ, ÍNDICE e SOMAPRODUTO, mas não consegui agregá-las em uma solução. Acredito ter alguma outra fórmula que eu desconheça que pode me ajudar.

Vale lembrar que isso seria facilmente resolvido com =SOMA((B2x6);(C2x5);(D2x4);(E2x3);(F2x2);(G2x1))/21 caso o meu número de variáveis fosse sempre o mesmo. O que não é o caso. Complica pelo fato de que não serei eu a operar a planilha após finalizada, então ela tem que ser o mais automatizada possível.

O que eu preciso é uma forma de propor um intervalo, fazer com que o excel conte quantas células estão envolvidas, atribua esse multiplicador decrescente de acordo com a quantidade de células e some esses multiplicadores como um divisor para fechar a média.

Adicionalmente, gostaria de tentar resolver em uma única célula, sem precisar de tabelas adicionais.

Muito obrigado!

Victor
vtenorio
Membro
Membro

Has thanked: 0 time
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Voltar para Fórmulas & Funções Microsoft Excel