Problema com fórmula

Fórmulas básicas e avançadas do Microsoft Excel, Fórmulas Matriciais, Fórmulas combinadas, Funções como PROCV, PROCH, SOMASE, SOMA, SE, etc.
Regras do fórum
Sua dúvida foi respondida? Marque como RESOLVIDO em seus tópicos, usando o botão com marca verde. Imagem

Problema com fórmula

Mensagempor outrolucas » Seg Jan 13, 2020 3:27 pm

Pessoal, boa tarde,

desde o ano passado, com a ajuda do pessoal do fórum, possuo uma planilha para correção monetária. Ela funcionava da seguinte forma:
Eu colocava o vencimento da parcela a ser paga, e na coluna "ÍNDICE INICIAL" a fórmula puxa os valores que estão presentes na aba "CORREÇÃO", referente ao mês do vencimento. Na coluna "ÍNDICE FINAL", puxava os valores referentes ao mês atual. Contudo, como virou o ano para 2020, a fórmula deixou de funcionar, ainda que eu adicione a coluna "2020" na aba "CORREÇÃO". Será que alguém poderia me ajudar? As fórmulas são essas:

=ÍNDICE(CORREÇÃO!$B$2:$BE$13;CORRESP(TEXTO(B4;"mmm");CORREÇÃO!$A$2:$A$13;0);CORRESP(TEXTO(ANO(B4);"0 0 0 0");CORREÇÃO!$B$1:$BE$1;0))

=ÍNDICE(CORREÇÃO!$B$2:$BE$13;CORRESP(TEXTO(HOJE();"mmm");CORREÇÃO!$A$2:$A$13;0);CORRESP(TEXTO(ANO(HOJE());"0 0 0 0");CORREÇÃO!$B$1:$BE$1;0))

Planilha: https://www.sendspace.com/file/cj1xop

Muito obrigado.
outrolucas
Membro
Membro

Has thanked: 1 time
Have thanks: 0 time

{ SO_SELECT }

Re: Problema com fórmula

Mensagempor JSCOPA10 » Seg Jan 13, 2020 3:52 pm

.
Para incluir o ano 2020 na coluna BF ... é necessário alterar a matriz na formula também (ou seja: se vc incluiu uma nova coluna, precisa alterar a formula também para B2:BF13 ...) ... Ano que vem vc vai colocar 2021 na coluna BG e precisará corrigir a formula para B2:BG13 ... e assim sucessivamente

testa aí ...
.
G4 =ÍNDICE(CORREÇÃO!$B$2:$BF$13;CORRESP(TEXTO(HOJE();"mmm");CORREÇÃO!$A$2:$A$13;0);CORRESP(TEXTO(ANO(HOJE());"0 0 0 0");CORREÇÃO!$B$1:$BF$1;0))
.
JSCOPA10
Ninja do Excel
Ninja do Excel

Has thanked: 30 times
Have thanks: 110 times

Mensagempor outrolucas » Seg Jan 13, 2020 4:00 pm

JSCOPA10 escreveu:.
Para incluir o ano 2020 na coluna BF ... é necessário alterar a matriz na formula também (ou seja: se vc incluiu uma nova coluna, precisa alterar a formula também para B2:BF13 ...) ... Ano que vem vc vai colocar 2021 na coluna BG e precisará corrigir a formula para B2:BG13 ... e assim sucessivamente

testa aí ...
.
G4 =ÍNDICE(CORREÇÃO!$B$2:$BF$13;CORRESP(TEXTO(HOJE();"mmm");CORREÇÃO!$A$2:$A$13;0);CORRESP(TEXTO(ANO(HOJE());"0 0 0 0");CORREÇÃO!$B$1:$BF$1;0))
.

Eu tentei fazer isso e não consegui. :/

Tentei copiar e colar e segue dando erro.
outrolucas
Membro
Membro

Mensagempor JSCOPA10 » Seg Jan 13, 2020 4:04 pm

.
Aqui funcionou ... veja ... https://www.sendspace.com/file/fmj55i .................... o resultado foi só 10 porque o mês HOJE() é só janeiro,
.

For this post the author JSCOPA10 thanked:
outrolucas (Seg Jan 13, 2020 4:28 pm)
JSCOPA10
Ninja do Excel
Ninja do Excel

Has thanked: 30 times
Have thanks: 110 times

Mensagempor outrolucas » Seg Jan 13, 2020 4:10 pm

JSCOPA10 escreveu:.
Aqui funcionou ... veja ... https://www.sendspace.com/file/fmj55i .................... o resultado foi só 10 porque o mês HOJE() é só janeiro,
.

Funcionou, esquisito. Quando faço não funciona! Deve ter algum problema na minha planilha. De qualquer forma, muito obrigado.
outrolucas
Membro
Membro

Mensagempor luizhcosta » Seg Jan 13, 2020 9:05 pm

Olá,

O crédito pela solução da sua dúvida é do colega JSCOPA10, clique na mãozinha para confirmar.

A título de complemento, tenho em meus trabalhos a filosofia de extrair o máximo dos recursos que o Excel oferece, sou um eterno aprendiz, portanto, minha sugestão é o uso dos "Intervalos Nomeados" a fim de evitar novos problemas. Adaptei na sua planilha e assim você não precisa mais alterar as fórmulas nos casos de acrescentar novos períodos.

Pesquise mais sobre os intervalos nomeados, vai ajudar bastante.

Boa sorte.

https://www.sendspace.com/file/ord2x2
luizhcosta
Membro
Membro

Has thanked: 28 times
Have thanks: 51 times

Voltar para Fórmulas & Funções Microsoft Excel