Notifications
Clear all

Erros em fórmulas, ao migrar arquivo do Google Planilhas (repetição de nomes no mês com uma variável).

Página 2 / 2

GabrielV
Posts: 1
Registered
Topic starter
(@gabrielv)
New Member
Entrou: 2 meses atrás

Boa tarde, preciso de uma ajuda, montei no Google Planilhas, um arquivo que deve calcular a repetição do nome dentro do mês, com esse nome subdividido em duas categorias e trazendo para o Excel as fórmulas não estão mais funcionando.

Fiz uma planilha modelo no Excel e se alguém tiver uma ideia melhor até sobre a organização dos itens ou fórmulas já prontas, fiquem a vontade para comentar:

Planilha modelo

A que estava no Google Planilha e não consegui converter:

Planilha Google Original

 

O que essa planilha deveria fazer:

1- A repetição dos nomes no mês deve ser multiplicada de acordo com as variáveis "criação" e "atualização".

2- Não está calculando a quantidade da coluna "ajustes" de cada usuário no mês.

3- Não está somando quantas vezes o solicitante "setor x" aparece com a coluna "criação" em todos os "usuários".

4- Quando copio a tabela de calculo para criar um novo mês tenho que alterar todas as células de calculo para a célula do novo mês dentro da fórmula.

Agradeço desde já caso alguém possa e consiga me ajudar com isso.

 

Gabriel

Responder
14 Respostas
gabrielh2
Posts: 4
Registered
(@gabrielh2)
New Member
Entrou: 2 meses atrás

Amigo, não funcionou aqui.

 

Testei no Item 3 da planilha de exemplo, não tenho tanto conhecimento em fórmulas avançadas, mas não entendi bem neste fórmula, de onde ele puxa os dados de cada guia (usuário).

Tabela1[DATA] eu devo trocar pelo nome de cada aba e a área de dados que devem ser verificados?

Também não entendi bem esta parte do código pois no google acabei usando uma onde eu devo indicar cada um dos nomes a serem buscados na linha "Tabela1[CRIAÇÃO / ATUALIZAÇÃO]".

Mais uma vez, obrigado.

 

Abs,

Responder
JordsdoExcel
Posts: 71
Registered
(@jordsdoexcel)
Trusted Member
Entrou: 3 meses atrás

Opa, amigo. Na hora estava ocupado com outra coisa e esqueci que estava trabalhando com referências hahaha

O que eu fiz: transformei as informações das abas usuários em tabelas, para que fosse mais fácil de trabalhar.

Segue planilha montada, veja se isso atende as suas necessidades.

Abs.

Responder
gabrielh2
Posts: 4
Registered
(@gabrielh2)
New Member
Entrou: 2 meses atrás

Tranquilo @JordsdoExcel rs, o bom que estou aprendendo algumas fórmulas e formas de construção que ainda não conhecia 😀

Eu imaginei que tinha sido essa a troca de Usuário por Tabela, por isso perguntei 😉. Estranho que mesmo assim quando coloco a fórmula na planilha online, ele volta a apresentar erro 😥, antes de te perguntar eu já havia trocado Tabela por Usuário, mas deu erro e pensei que estava fazendo algo errado (e devo estar rs).

1- Uma dúvida, olhando a fórmula, você esta computando em cada item do Usuário a coluna "H do UsuárioX!". Vi o texto [AJUSTE] mas cada ajuste é calculado na linha especifica (por ex. "B57" da aba "Quantitativos") que por sinal tentei fazer uma adaptação desta fórmula, sem sucesso em "D57" rs.

2- Em "X4" de "Quantitativo" tentei apenas remover o "Arrayformula" que tinha em "X3", mas também não funcionou 😓.

3- Vi que usa "tbUsuario1" e só conhecia "Usuário1!" essa forma reconhece a Aba mesmo com ou sem acento? Vi que sua fórmula estava sem.

Essa nova fórmula que passou esta agora no "Item 4" da aba "Quantitativo" neste link: Link Planilha ONLINE

Responder
6 Respostas
GabrielH3
Registered
(@gabrielh3)
Entrou: 1 mês atrás

New Member
Posts: 3

Neste fim de semana tentei fazer mais alguns testes de outras fórmulas, mas sem sucesso =/

Responder
JordsdoExcel
Registered
(@jordsdoexcel)
Entrou: 3 meses atrás

Trusted Member
Posts: 71

Olá, amigo.

Eu criei tabelas para cada aba/planilha Usuário, se você tentar importar apenas a formula pra planilha online não dará certo, pois as tabelas criadas estão na planilha que eu te mandei, essas tabelas não existem na sua planilha online, como as formulas puxam informações dessas tabelas, dará erro.

Sobre as suas dúvidas:

1 - Não é um texto, é uma referência. Se você notar todas começas assim "tbUsuario", isso é uma parte dos nomes das tabelas que eu criei. Logo a "tbUsuario1" se refere a tabela que criei na aba/planilha "Usuario1" e assim sucessivamente. 

2 - Não entendi. O que são esses setores? De qualquer forma, a formula nunca dará certo pelo motivo que expliquei no primeiro parágrafo e o Array Formula, como dito anteriormente, é uma formula do Google Sheets, essa formula não existe no Excel.

3 - Quando você tem uma referência nesse estilo no Excel '(Qualquer Texto)'!, isso indica que está se referindo a uma aba/planilha especifica. No caso não está dessa forma, não tem aspas simples e nem exclamação. Se você notar o texto está em destaque e colorido, como se tivesse se referindo a uma célula, isso é pq é uma referência, assim como quando você se refere a uma célula, esse texto se refere a uma tabela que foi criada.

Espero ter sido claro.

Abs.

Responder
GabrielH3
Registered
(@gabrielh3)
Entrou: 1 mês atrás

New Member
Posts: 3

@jordsdoexcel tudo bem com você?

Vamos lá rs:

1- Acabei não sendo muito claro, mas você utilizou "tbUsuario1" no lugar de "Usuário1!"?

2- Não se se esta conseguindo abrir o link da ultima tabela que estou usando como referência em dos últimos Posts aqui de cima, mas do lado de cada mês tem uma tabela pequena que pega "UsuárioX!F2:2" e localiza dentro do Mês quantas vezes cada "setor" aparece dentro do mês indicado na tabela da esquerda. Eu tinha retirado o "Array" da fórmula que eu tinha lá e mesmo assim não funcionou.

3- Essa sua resposta também tem relação com a pergunta (1-), não vi uma planilha ou linha oculta de onde você estaria puxando esse "tbUsuário1", "..2", "..3" e assim por diante se  realmente não foi nada disso que comentei no 1 ou agora no 3 qual seria o nome para que eu possa pesquisar na internet e entender melhor como funciona?

4- Outra fórmula que ainda não está funcionando é a célula que fica no final de cada Usuário na linha "Ajustes" que deveria somar os números de ajustes (coluna H2:H) para cada usuário dentro do mês daquela tabela.

 

Mais uma vez muito obrigado por todo esse apoio.

 

Abs,

 

Responder
JordsdoExcel
Registered
(@jordsdoexcel)
Entrou: 3 meses atrás

Trusted Member
Posts: 71

Olá, amigo. Tudo ótimo.

Você conhece a ferramenta do Excel "Formatar como Tabela"? Quando utilizamos essa ferramenta formatamos um conjunto de dados como tabela, dessa forma conseguimos se referir aos dados da tabela de uma forma mais fácil, pois a tabela vira uma referência, igual a quando você faz uma formula se referindo a um valor que consta numa célula. Isso é uma boa prática no geral.

O tbUsuario1 é uma tabela, um conjunto de dados que formatei como tabela. Então quando me refiro a essa tabela, estou me referindo a conjunto de dados especifico, já 'Usuário1'! é uma planilha/aba, logo se refere a todas as células dessa planilha/aba.

Esse UsuárioX!F2:2 não é uma tabela, é apenas um conjunto de linhas e colunas da planilha/aba UsuárioX que você está utilizando, talvez seja por isso que não esteja funcionando.

Eu aconselho que você dê uma pesquisada, pra entender melhor.

Espero ter ajudado.

Abs.

Responder
GabrielH3
Registered
(@gabrielh3)
Entrou: 1 mês atrás

New Member
Posts: 3

@jordsdoexcel Mais uma vez obrigado meu amigo, vou dar uma estudada nisso para utilizar em novos projetos.

Com relação a esta planilha do link que encaminhei, tem alguma sugestão de fórmula para corrigir os problemas que estou tendo nela?

 

Abraço

Responder
JordsdoExcel
Registered
(@jordsdoexcel)
Entrou: 3 meses atrás

Trusted Member
Posts: 71

Amigos, as soluções foram dadas para aquele primeiro arquivo que você enviou, só que você adicionou mais dados/parâmetros à planilha, então eu precisaria refazer tudo e sempre que você adicionasse mais coisas, teríamos o mesmo problema.

O meu conselho é: dá uma pesquisada sobre Formatar como Tabela, entende o conceito, olha a planilha que eu te mandei que tem as soluções, vai olhando as formulas pra entender o que foi feito e ai você vai conseguir realizar isso sozinho, mesmo que a planilha venha a ter mais dados/parâmetros no futuro.

Tudo que eu sei de Excel, eu aprendi assim, fuçando, pesquisando, aprendi mais do que com os cursos que eu fiz, por isso estou lhe dando esse conselho, lhe garanto que você não vai se arrepender de aprender mais sobre Excel.

Abs.

Responder
Página 2 / 2