Uso da fórmula ESQU...
 
Notifications
Clear all

Uso da fórmula ESQUERDA em todas as linhas de uma coluna


fabiano.ars
Posts: 6
Registered
Topic starter
(@fabiano-ars)
Active Member
Entrou: 4 meses atrás

Prezados, estou precisando de ajuda com a fórmula ESQUERDA.

Na Aba prontuário, coluna E, eu tenho informações de "Idade". O formato dos dados estão assim: 37a 11m 21d. Eu preciso formar um indicador a partir das idades em outra aba. Devido ao formato do preenchimento das idades, eu utilizei a fórmula esquerda, retornando os 2 primeiros caracteres, porém eu não consigo retornar todos os valores das linhas da coluna E retromencionada. Como eu poderia fazer isso?

Responder
6 Respostas
2 Respostas
Adalberto7
Moderator
(@adalberto7)
Entrou: 3 anos atrás

Estimable Member
Posts: 112

Cadê a planilha anexada?

No Excel não existe nada genérico, tudo depende da estrutura da planilha.

[]s

Responder
fabiano.ars
Registered
(@fabiano-ars)
Entrou: 4 meses atrás

Active Member
Posts: 6

@adalberto7 Na Aba Idades Ocultas, eu desejo que a coluna A retorne todos os 2 primeiros caracteres das idades da coluna E da aba prontuário. A fórmula "Esquerda" retorna os dois primeiros caracteres, mas apenas de uma linha, eu quero utilizar a fórmula esquerda para poder fazer uma média das idades, já que o prontuário é preenchido no formato 37a 11m 3d. Eu quero que a fórmula esquerda retorne as idades da Coluna E da aba prontuário inteira, conforme essa coluna for sendo atualizada, para assim ter uma média sempre atualizada. É possível?

Responder
fabiano.ars
Posts: 6
Registered
Topic starter
(@fabiano-ars)
Active Member
Entrou: 4 meses atrás

Certo, eu gostaria que a fórmula "ESQUERDA" fosse utilizada na coluna A da aba Idades Ocultas para retornar os dois primeiros carácteres das idades contidas na coluna E da aba Prontuário. Eu preciso disso para fazer uma média das idades, já que o prontuário é preenchido assim: 11a 2m 4 dias. A fórmula esquerda funcionou, mas só retornou uma linha, eu preciso que retorne o intervalo da coluna E inteira, até porque a aba prontuário estará sempre sendo alimentada, então eu preciso que a coluna A da aba idades ocultas esteja sempre atualizada, de maneira automática.

 

Como o arquivo é muito grande para o fórum, segue o link para acesso da planilha: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1eYo5D9H1UQfw-aeWqX8KokTPdXOeqDuP/edit?usp=sharing&ouid=106186861703088704442&rtpof=true&sd=true

Responder
JordsdoExcel
Posts: 71
Registered
(@jordsdoexcel)
Trusted Member
Entrou: 5 meses atrás

Olá, amigo.

O problema é que tinham linhas que eram, por exemplo, 85a e outras 9a. Além disso, pelo que entendi, você estava trabalhando com elas no formato texto, a formula ESQUERDA retorna o valor como texto, para corrigir isso é necessário multiplicar a formula por *1.

Você precisará utilizar a seguinte formula:

=SEERRO(ESQUERDA('Prontuário'!E2;2)*1;ESQUERDA('Prontuário'!E2;1)*1))

No caso de uma linha com 9a, a formula ESQUERDA retornará o texto 9a, ao multiplicar *1 dará um erro, então a multiplicação por 1 é necessária para transformar em número e para forçar um erro, que seja tratada com SEERRO, puxando o valor correto, que seria 9.

Espero te ajudado.

Abs,

Responder
1 Responder
fabiano.ars
Registered
(@fabiano-ars)
Entrou: 4 meses atrás

Active Member
Posts: 6

@jordsdoexcel Sim, não tinha pensado na multiplicação, mas isso me ajudou parcialmente, eu preciso retornar todos os valores da coluna E da aba "prontuário", como posso fazer isso de forma automatizada? Eu só consigo fazer linha por linha arrastando a fórmula para baixo.

Responder
JordsdoExcel
Posts: 71
Registered
(@jordsdoexcel)
Trusted Member
Entrou: 5 meses atrás

Nesse caso seria necessário a utilização do VBA, que eu ainda não domino. Logo não tenho como ajudar quanto a isso.

Sobre a formula, notei que havia uma brecha: caso houvesse algum paciente acima de 100 anos, ficaria incorreta.

Então é necessário utilizar essa outra formula:

=SE(SEERRO(ESQUERDA('Prontuário'!E2;3)*1;1)=SEERRO(ESQUERDA('Prontuário'!E2;3)*1;0);ESQUERDA('Prontuário'!E2;3)*1;SEERRO(ESQUERDA('Prontuário'!E2;2)*1;ESQUERDA('Prontuário'!E2;1)*1))

Abs,

Responder