Notifications
Clear all

Criar Nova "Aba" Copiando Dados e Renomeando, com VBA

6 Posts
2 Usuários
0 Likes
1,931 Visualizações
(@lucianol)
Posts: 16
Active Member
Topic starter
 

Olá a todos. Tenho uma Planilha que no caso é minha MATRIZ, e, a partir dela, faço uso para Pedidos de Materiais. Ocorre que, ao finalizar uma lista com os materiais desejados, encerro a planilha e, no caso de uma nova necessidade, crio uma Planilha seguinte, no caso, elas devem seguir a ordem Pedido(+001), Pedido(+002), e assim sucessivamente, porém sempre com o mesmo nome de arquivo, exemplo: Pedido de Materiais Obra "X".xls.
Gostaria que as informações básicas (do cabeçalho) fossem mantidas para as próximas planilhas, pois faço essa lista baseado numa determinada obra ou atividade, então, no caso teria um Botão “FINALIZAR” onde gravaria essa lista e os dados contidos nela, salvando todo o conteúdo, e um Botão “CRIAR NOVO PEDIDO” onde criaria uma nova aba, renomeada e somente com os dados do cabeçalho mantidos, porém todas informações contidas da linha 16 para baixo, não fossem transportadas, ou seja, a parte onde especifico os materiais fosse "limpa" para a próxima planilha.
Ao criar uma nova aba, ou planilha, gostaria que o mesmo nome do novo Pedido (planilha) fosse inserido ou vinculado na Célula F9, para ter uma referência ao imprimir.
Salvar automático, toda vez que acionar o Botão “Finalizar”.
Já tenho a macro (no Módulo 1 do Visual Basic) para criar nova planilha, porém tenho que inserir o número da nova planilha na célula F9, com Alt+F11 no editor Visual Basic, eu executo a macro e assim tenho a nova planilha, ou Pedido. Porém, não gostaria de ficar digitando na célula F9 o próximo num,ero de Pedido, e sim que isso fosse automático com um botão de comando. Outra questão é que não fosse transportado para o novo Pedido os dados do anterior.
Se alguém puder ajudar, fico muito grato.
Anexo a Planilha Matriz.

 
Postado : 04/10/2018 4:15 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Veja se ajuda!!

http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic. ... 512#p37512

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 05/10/2018 8:33 am
(@lucianol)
Posts: 16
Active Member
Topic starter
 

Veja se ajuda!!

http://gurudoexcel.com/forum/viewtopic. ... 512#p37512

Caro Prudencio.
Na verdade necessito e estou tentando criar uma macro para automatizar algumas situações, mas estou esbarrando em erros.
Gostaria de criar um botão de comando, ex. "Criar novo pedido" que ficasse ativo na Planilha Pedido. Ao clicar no botão, gera automaticamente um novo Pedido_XX, sem a necessidade de digitar na célula F9 o nº do novo Pedido. Nessa célula eu gostaria que o novo numero do Pedido fosse mostrado nela para que, ao imprimir o Pedido, ele ficasse como referência. Percebi que, se eu digitar na celula F9 o novo número, eu perco a referência do Pedido naquela planilha, no caso do Pedido_01, porque eu vou ter que ficar sempre digitando nele o nº do novo Pedido, ao passo que, tendo o botão de comando, seria atribuição dele gerar o novo Pedido, mas que esse botão também fosse transportado para a nova planilha ou Pedido, para que eu sempre gere o novo tendo o botão "Criar Novo Pedido" na planilha que foi e que tb. será gerada.
Outra questão é que a nova Planilha seja gerada mantendo-se as informações do cabeçalho mas não as informaões contidas da linha 16 em diante, que é onde serão digitados os materiais solicitados naquele Pedido em questão, e não fará parte do próximo, então que a planilha fosse limpa da linha 16 em diante.

Nãos ei se consegui me fazer claro nessas questões.
No que puder colaborar, agradeço, inclusive pela atenção dada até o momento.

Grato
Luciano

 
Postado : 08/10/2018 5:37 pm
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Vc testou o codigo??

Pq ele faz exatamente isso.

Vc precisa indicar apenas o PRIMEIRO PEDIDO.

Afinal não sei se vc ja tem outros pedidos realizados e vai passar a usar a planilha.

Suponha que o seu primeiro pedido na planilha seja o 50 entao vc digita 50 e os demais sera automatico.

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 08/10/2018 7:03 pm
(@lucianol)
Posts: 16
Active Member
Topic starter
 

Vc testou o codigo??

Pq ele faz exatamente isso.

Vc precisa indicar apenas o PRIMEIRO PEDIDO.

Afinal não sei se vc ja tem outros pedidos realizados e vai passar a usar a planilha.

Suponha que o seu primeiro pedido na planilha seja o 50 entao vc digita 50 e os demais sera automatico.[/quote

Bom dia!
Fiz o teste sim, inclusive abrindo um arquivo novo para testar somente essa macro, porém a presenta algumas informações de erro, talvez pela minha falta de conhecimento em resolver, mas inclui o código, e na planilha, na célula F9 eu digito o nome do novo Pedido, executo a macro mas apresenta erro.

Adicionei um arquivo onde estou fazendo os testes. Se puder verificar onde estou errando, agradeço.

Luciano

 
Postado : 09/10/2018 9:33 am
(@mprudencio)
Posts: 2749
Famed Member
 

Experimente!!!

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho."
Autor Desconhecido

Simplifica que simples fica.
Nicole Tomazella.

"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado"
Jorge Paulo Lemann.

 
Postado : 09/10/2018 12:21 pm