Agrupar dados de du...
 
Notifications
Clear all

Agrupar dados de duas ou + TD's baseadas no mesmo intervalo

5 Posts
2 Usuários
0 Likes
1,292 Visualizações
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
Topic starter
 

Colegas, boa tarde.

Tô batendo cabeça com um problema que é relativamente simples. Fiz um modelo simplificado no anexo com um intervalo de dados (só com um campo DATA e um campo VALOR) e duas Tabelas Dinâmicas baseadas nesse mesmo intervalo só para ilustrar o problema. Coloquei tudo numa só planilha para facilitar a visualização.

As duas TD's teriam a mesma estrutura, bem simples: O campo Data (Período) como Rótulos de Linha e o campo Valor como Valores (Total - operação Soma).

Numa das TD's agrupei as datas por Mês para ter a visão mensal (botão direito em qualquer data > Agrupar > Meses).

Considerando que eu queria comparar a visão por Trimestre lado a lado com a Mensal, na outra TD agrupei por Trimestre (botão direito em qualquer data > Agrupar > Trimestres).

O Problema:

Ao agrupar uma das TD's por um tipo de período, a outra também fica agrupada pelo mesmo período! :o Não consigo ter uma por mês e a outra por trimestre ou por qualquer outra combinação. Uma vira clone da outra, como se elas tivessem vinculadas.

Testei no Excel 2007 e também no 2016. Ocorre o mesmo comportamento.

A pasta de trabalho original era bem mais complexa e para contornar o problema tive que replicar a base de dados e fazer cada TD se referir a esses novos intervalos independentes, mas não gostei nada dessa gambiarra.

Alguém sabe como quebrar esse vínculo de uma TD com a outra e principalmente, saberia dizer o porquê disso acontecer?

 
Postado : 23/01/2018 3:28 pm
pfarias
(@pfarias)
Posts: 265
Reputable Member
 

Olá Edson!

A situação que você passa é comum e vai uma explicação do que acontece e como resolver seu problema.

Fonte de Dados da Tabela Dinâmica

Quando criamos uma tabela dinâmica, criamos na pasta de trabalho um cache dessa tabela. Com isso o Excel tem como referência aquela fonte e então usará esse cache para que não precise criar mais informações da mesma coisa. Com isso, se você altera uma tabela, alterará todas as tabelas baseada naquela fonte.

Criando um novo Cache da Tabela Dinâmica

Para você criar um novo cache você fará o seguinte:

1. Selecione a segunda tabela dinâmica, recorte e cole em uma nova pasta de trabalho do Excel.
2. Faça uma alteração no agrupamento dessa tabela nesta nova pasta de trabalho.
3. Selecione, recorte a tabela dinâmica movida, e cole de volta na pasta de trabalho anterior.
4. Pronto! Você criou um novo cache dessa tabela dinâmica e toda alteração na estrutura não sofrerá quando alterar a outra tabela dinâmica.

Pietro Farias

Se foi resolvido suas dúvidas, lembre se de marcar o tópico como RESOLVIDO.

ANALISTA X

 
Postado : 05/02/2018 2:05 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
Topic starter
 

Boa tarde, PFarias

Putz, recortar e colar em outro workbook e recortar e colar de volta. Que coisa, heim?

Pensei que ia ficar sem resposta mas vc decifrou o enigma. Muito obrigado mesmo! (Onde vc pesquisou?)

Tô vendo que tua certificação MOS tá rendendo frutos... Parabéns! ;)

Sds
Edson.

 
Postado : 05/02/2018 2:36 pm
pfarias
(@pfarias)
Posts: 265
Reputable Member
 

Eu tive esse mesmo problema a uns anos atrás. E tinha conseguido no site pivot-table.com na época. Um site maravilhoso voltado para tabela dinâmica.
Estou desenvolvendo um projeto com Tabelas Dinâmica, então estarei procurando qualquer problema com Dinâmicas para me aperfeiçoar.

Pietro Farias

Se foi resolvido suas dúvidas, lembre se de marcar o tópico como RESOLVIDO.

ANALISTA X

 
Postado : 05/02/2018 2:43 pm
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1057
Noble Member
Topic starter
 

Já sei a quem recorrer então. Forte abraço e sucesso ao amigo.

(P.S.: Não conhecia esse site, já tá nos favoritos!)

 
Postado : 05/02/2018 2:45 pm