Notifications
Clear all

[Resolvido] Retirar informações de texto

8 Posts
4 Usuários
5 Likes
956 Visualizações
(@mauricio-0)
Posts: 16
Active Member
Topic starter
 

Pessoal,

Estou com uma dificuldade aqui e gostaria de saber se é possível solucionar com excel.

Se alguém souber alguma outra forma de fazer, estou aberto a alternativas.

 

Eu tenho um texto de umas 30 páginas e preciso extrair informações +- padronizadas.

Tem mais de um padrão, mas são coisas meio semelhantes, se eu conseguisse uma forma de fazer para esse parágrafo, penso que eu poderia ajustar para os demais casos.

Segue o padrão de parágrafo:

"no uso de suas atribuições, nos termos dos artigos 23 e 24 da Lei nº 10.395/95, e tendo em vista o que consta no processo nº 22/0000-000000-5, NOMEIA NOME DA PESSOA, para exercer o cargo em comissão de Assistente Especial I, padrão CC-8, RL 01 0805 3 008 0020, na Secretaria NOME DA SECRETARIA, devendo perceber a gratificação de representação de 35% (trinta e cinco por cento), nos termos do artigo 2º,..."

Eu preciso retirar do texto para uma tabela os termos em negrito.

Minha ideia seria viabilizar isso por algum comando que eu pudesse estabelecer que quando identificar a palavra "processo", retorne todos os termos até a próxima vírgula; quando identificar a palavra "nomeia" retorne todos os termos até a próxima virgula;... e assim, nesse caso, eu conseguiria retirar todas as informações. São muitos parágrafos como esse.

Alguém conseguiria me indicar uma forma de fazer?

Agradeço a atenção!

 
Postado : 18/02/2022 9:05 am
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Para extrair o primeiro texto, supondo o texto em A2:

=EXT.TEXTO(A2;LOCALIZAR("processo";A2)+12;16)

onde 12 é o nr de caracteres do texto "processo nº " e 16 o nr de caracteres do texto alfanumérico buscado.

 

Para o segundo texto, uma variação da fórmula acima:

=EXT.TEXTO(A2;LOCALIZAR("nomeia";A2)+7;LOCALIZAR("para exercer";A2)-LOCALIZAR("nomeia";A2)-9)

 

Experimente outras variações para extrair os outros textos.

 

Good luck!

 
Postado : 18/02/2022 11:20 am
Mauricio 0 reacted
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

@mauricio-0, forneça mais alguns exemplos dos trechos a recuperar e o que recuperar pra refinar o conteúdo a extrair.

Outra pergunta: onde estão essas informações? Num arquivo texto? Cada linha em uma célula de uma planilha? Dê mais detalhes que fica mais fácil.

 
Postado : 18/02/2022 12:35 pm
Mauricio 0 reacted
(@mauricio-0)
Posts: 16
Active Member
Topic starter
 

@estevaoba cara, funcionou super bem! tive que dar uma pesquisada aqui pra compreender melhor, mas era isso mesmo... ajustei aqui para as outras funções que eu precisava e me deparei com uma outra necessidade, pra poder ajustar aos outros casos... eu escrevi a dúvida na tabela mesmo, achei que explicaria melhor... tu poderia, por favor, dar uma olhada e ver se consegue me sugerir uma solução?

 
Postado : 18/02/2022 2:22 pm
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Talvez haja uma solução mais elegante, mas de início pensei nesta com 8 SE( aninhados.

Em B2 e copiar para baixo:

=SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$2;A2));$C$2;SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$3;A2));$C$3;SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$4;A2));$C$4;SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$5;A2));$C$5;SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$6;A2));$C$6;SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$7;A2));$C$7;SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$8;A2));$C$8;SE(ÉNÚM(LOCALIZAR($C$9;A2));$C$9;""))))))))

Obs: Em C4, mude "ATRIBUI" para "ATRIBUI " (com um espaço no final), pois a função LOCALIZAR detecta a palavra "atribuições" e exibe um resultado incorreto.

 
Postado : 18/02/2022 6:39 pm
Mauricio 0 reacted
(@mauricio-0)
Posts: 16
Active Member
Topic starter
 

@estevaoba maravilhoso! muuuuuuito obrigado

 
Postado : 18/02/2022 10:51 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@mauricio-0, pelo visto a solução do Estevaoba já resolveu seu problema, mas fica outra dica bem interessante!!

https://www.youtube.com/watch?v=VpLjFAid_Rs&ab_channel=BrunoSilva

 
Postado : 19/02/2022 6:28 pm
Estevaoba reacted
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Muito bom, JSCOPA10!

Obrigado pela dica.

 
Postado : 21/02/2022 8:20 am
JSCOPA10 reacted