Notifications
Clear all

Referência de linha absoluta e coluna relativa

3 Posts
3 Usuários
1 Likes
1,115 Visualizações
(@tfernandes)
Posts: 1
New Member
Topic starter
 

Bom dia pessoal! 

Estou fazendo uma planilha de soma de dados chamada SOMATÓRIO (que puxa os dados de uma planilha chamada "1", a planilha 1 é alimentada por um formulário do Google Docs)

os dados da planilha 1 estão dispostos dessa maneira abaixo

https://ibb.co/9prtzNf

O que eu quero fazer? Na planilha SOMATÓRIO eu quero somar a quantidade total de carros apenas do dia 16, quantidade total de motos do dia 16, quantidade total de carros do dia 17, de motos do dia 17, e assim por diante.

Segue a fórmula

=SUMIF('1'!A$2:A$100;44182;'1'!C$2:C$100)

resumindo, quero que ele some puxando os dados da planilha 1 usando o critério DATA (as datas estão localizadas da coluna A2 até A100), esse número 100 vai aumentar a medida que o formulário for sendo preenchido então se tiver 600 preenchimentos será de A2 até A600

o 44182 significa para ele somar números apenas do dia 16/12/2020 (converti a data pra número), pois cada preenchimento gera uma linha na "planilha 1" ficando dessa forma - Fiz isso pois farei somatórios diários, então preciso que seja um somatório pra cada dia do mês.

e quero que some os dados das colunas C2 até C100 (que se refere ao número de carros)

Depois quero uma soma de D2 até D100 (número de motos) , depois E2 até E100 (número de tvs) e assim por diante...

O problema é que eu quero fazer essa fórmula abaixo ficar automatizada pra que eu não tenha que mudar manualmente as colunas ...

=SUMIF('1'!A$2:A$100;44182;'1'!C$2:C$100)

e depois quero clicar nela e arrastar pra baixo pra ela se repetir nas células abaixo, mas quero que ela mude APENAS a coluna ficando dos dados a serem somados, ficando assim

=SUMIF('1'!A$2:A$100;44182;'1'!D$2:D$100)

=SUMIF('1'!A$2:A$100;44182;'1'!E$2:E$100)

=SUMIF('1'!A$2:A$100;44182;'1'!F$2:F$100)

=SUMIF('1'!A$2:A$100;44182;'1'!G$2:G$100)

e assim por diante...

porém estou tentando usar referências relativas aqui no google planilhas e já tentei de todas as formas e as letras da coluna não variam quando eu clico e arrasto pra baixo pra colar nas células abaixo.

se eu não colocar referência absoluta ele varia o número da linha, que não é o que eu quero.

Alguém poderia me ajudar? Já tentei várias formas e nada.. sou iniciante em planilhas ... rs

Obrigado!

 
Postado : 17/12/2020 2:52 am
EdsonBR
(@edsonbr)
Posts: 1056
Noble Member
 

Seja bem vindo ao fórum Planilhando, @tfernandes.

Sobre sua questão, veja algumas recomendações já que vc acabou de entrar:

  • As questões postadas aqui que não vêm com arquivo Excel anexado costumam demorar muito mais a serem respondidas ou simplesmente acabam sendo ignoradas, pois quem se disporia a ajudar teria que primeiro montar o problema baseado na sua descrição, o que demora muito além de ser desestimulante e mais sujeito a erros. Como imagina-se que vc já tem isso preparado, anexe o arquivo aqui mesmo com um modelo da situação-problema, descaracterizando informações confidenciais, se existirem, mas mantendo a estrutura. Mostre também no arquivo, mesmo que manualmente, como e onde quer que fiquem os resultados finais.
  • Figuras também, se possível e quando estritamente necessárias, anexe-as aqui mesmo, sem usar links para nuvem.
  • Fórmulas e códigos VBA mantenha-os sob as tags de código (< >), clicando no botão correspondente na barra de ferramentas da edição da mensagem.

 
Postado : 17/12/2020 8:05 am
deciog
(@deciog)
Posts: 0
Trusted Member
 

@tfernandes, Bom Dia.

 

Poste aqui o link da planilha, dependendo posso ajudar, qualquer fórum é possível ter resposta não importando a versão do Excel ou Google

Tambem pode baixar a planilha colocar dados fictício postar aqui e depois postar no Google, ele transforma formula em português para inglês automaticamente

Para ter resultado com data eu usaria a função português SOMARPRODUTO ou em inglês SUMPRODUCT

Decio

 

 

Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.
Brasil, São Paulo - SP
Décio Gassi

 
Postado : 17/12/2020 9:46 am
EdsonBR reacted