Notifications
Clear all

Função CONT.SE + Adicionar nova linha à Tabela = Erro de Referência Relativa

8 Posts
3 Usuários
1 Likes
1,985 Visualizações
(@mfrenkiel)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

Boa noite! Tudo bem?

Procurei por algum post com erro parecido, porém não encontrei nada similar, espero que possam me ajudar. 

Estou criando uma tabela para o controle de Ativos Financeiros e, como não entendo de VBA, estive quebrando a cabeça para criar um jeito de atualizar o Preço Médio de ativos apenas com fórmulas. 

Bom... quando finalmente consegui ajustar uma fórmula através de CONCATENAR e CONT.SE, notei que, ao adicionar novas linhas na minha tabela, a referência da contagem (coluna H) estava se alterando sozinha, o que ocasiona uma repetição errada na contagem (a exemplo das linhas 09 e 10 que deveriam ter contagens diferentes). 

Estou deixando o .rar da planilha de exemplo anexada para a referência e agradeço desde já!

 

 

 
Postado : 10/09/2021 7:10 pm
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@mfrenkiel, Até a G7 a fórmula está correta, a partir de G8 está errada .......... arrasta a fórmula de G7 até o final e a contagem ficará certa!!!

 
Postado : 11/09/2021 1:49 pm
(@mfrenkiel)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

@jscopa10 Olá, tudo bem?! De fato a fórmula fica correta até a penúltima linha, mas o problema é, justamente, que quando se cria uma nova linha a fórmula se altera (apenas na última e penúltima linhas) sem eu pedir. Esse é o problema que não consigo resolver.

Funciona se eu ficar arrastando manualmente a fórmula toda vez que criar uma linha, mas gostaria de saber se há algum jeito de resolver isso.

Obrigado!

 
Postado : 11/09/2021 4:34 pm
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Em G2:

=SOMASES($D$2:[@[Qtde.]]; $C$2:[@Fundo];[@Fundo])

 

Good luck!

 
Postado : 11/09/2021 5:57 pm
(@mfrenkiel)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

@estevaoba Olá, amigo! Bom dia! Tudo bem?!

Infelizmente o ajuste na coluna G não funcionou... ao adicionar novas linhas, a coluna H ainda "buga" e ajusta sua fórmula. Espero que tenha algo mais que possa fazer, senão vou no modo manual mesmo...

 
Postado : 12/09/2021 9:56 am
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Bom dia.

A mesma alteração vale para a coluna H:

=CONT.SES($C$2: [@Fundo];[@Fundo])

Ab.

 
Postado : 12/09/2021 10:36 am
JSCOPA10
(@jscopa10)
Posts: 341
Reputable Member
 

@mfrenkiel , se você insere linhas vai ter sempre que arrastar as fórmulas!! ... Só não é necessário arrastar as fórmulas quando você digita dados na última linha vazia, neste caso a formula se ajusta!!!

Se a última sugestão do Estevaoba não funcionar, veja se esta funciona !!!

 

Este post foi modificado 3 anos atrás 3 vezes por JSCOPA10
 
Postado : 12/09/2021 11:47 am
(@mfrenkiel)
Posts: 4
New Member
Topic starter
 

@estevaoba @jscopa10  Com esse último ajuste ficou perfeito! Muito obrigado pela ajuda!

 
Postado : 12/09/2021 1:27 pm
Estevaoba reacted