Notifications
Clear all

Fórmula SE com condições...

2 Posts
2 Usuários
0 Likes
647 Visualizações
(@jhonesjns)
Posts: 1
New Member
Topic starter
 

Boa noite Srs. sou Jhones e agradeço por permitirem a minha entrada ao grupo.

Permitam-me apresentar, sou do Tucuruvi -Zona Norte de SP e tenho 37 anos, já fui professor de Excel avançado anos atrás, porem devido a muito estresse por vários fatores da vida eu tive depressão e problemas cardíacos dentre quais me ocorreu uma falha no cérebro e acarretou um "apagão de memória" em novembro 2022, e pra cá estou tentando me recuperar ao menos um pouco minha memória, e hoje venho trabalhando (pois não posso ficar parado gerando despesas somente) como eletricista, algo que sou muito bom a nível de Engenharia. Larguei tudo na capital (SP) e vim morar na Praia Grande (Litoral de SP) onde tudo é mais calmo, ar mais limpo, o som do mar, pessoas mais educadas e muitas outras coisas muito boas aqui. (Esse foi um breve resumo de como eu cheguei até aqui.).

Então decidi criar uma planilha bem completa para utilizar como ferramenta de trabalho em minhas visitas aos clientes, mas em minha cabeça não está mais entrando a lógica de como criar essa fórmula para resolver meu problema. Estou forçando a cuca tem 3 dias e nada, empaquei aqui... Ainda tenho muita facilidade em algumas coisa, mas em outras sumiu tudo, está um verdadeiro "vazio"... Mas, seguimos sempre em frente, não importa quantos tombos levamos!

Verifiquem na IMAGEM ANEXA, a situação ao lado esquerdo a minha planilha e á direita a tabela.
Trata-se do seguinte: A tabela possui diversos fatores de DEMANDA que serão DIVIDIDOS em determinados momentos ou MULTIPLICADOS em outros momentos pelo fator correspondente a quantidade de aparelhos que for instalados em um determinado cômodo da casa.

Exemplo usando CARGA RESISTIVA (Aquecedores, chuveiros, etc...
Se for instalado 1 AQUECEDOR DE ÁGUA de 1500W, na célula B14 ele deve reconhecer e comparar o fator 100 que corresponde a quantidade "1" e calcular a divisão me retornando a potência em VA (Volt Ampere) que será os 1500VA, correto.
Agora se eu simplesmente mudar a quantidade para 2, preciso que ele verifique essa condição busque na fórmula o FATOR 75 que corresponde a 2 aparelhos instalados e faça o calculo novamente me retornando os novos valores em Watts na mesma célula B14. (Pretendo criar essa formula com essas condições até a quantidade de 7 aparelhos instalados, não mais do que isso.).

Mil desculpas pelos erros de português e discordância de algumas palavras/frases, mas ainda estou tomando controle sobre minha memória... Me perdoem pelo texto gigante mas tentei expor ao máximo tudo que fora dito.

A você que leu, meu muito obrigado e a todos eu agradeço pela atenção e pelo carinho!

Deus seja louvado SEMPRE e que Ele os abençoe em abundancia!

 
Postado : 09/05/2023 10:12 pm
Estevaoba
(@estevaoba)
Posts: 0
Eminent Member
 

Boa tarde.

Eu fiz com PROCV buscando da tabela auxiliar onde constam os fatores de demanda, conforme o número de aparelhos.

Veja se é possível aproveitar a ideia na sua planilha.
O arquivo está no link abaixo, pois o site está bloqueando anexar diretamente.

https://we.tl/t-ChbO32vJaS

Good luck! 

 
Postado : 12/05/2023 5:33 pm