Notifications
Clear all

AJUSTE EM FÓRMULA SOMARPRODUTO

4 Posts
2 Usuários
0 Likes
1,027 Visualizações
(@sandrolima)
Posts: 0
Estimable Member
Topic starter
 

Boa tarde, pessoal.

Preciso da ajuda de vocês.

Tenho uma fórmula (SOMARPRODUTO) no intervalo D39:J39 (destacada em amarelo) que divide as despesas mensais por sala conforme a participação assinalada por um "X" na Tabela "TB_RelMensal_Rec_Desp_Participacao".

Até aí tudo ok.

Preciso incrementar na fórmula a participação conforme o mês assinalado na Tabela 'TB_RelMensal_Mes_Participacao".

No caso do exemplo da Planilha anexa que traz o mês de Fevereiro como Modelo a linha 39 traz o resultado considerando que a Sala 2 participou das despesas do Mês de Fevereiro o que não ocorreu pois o Mês de Fevereiro não está assinalado na Tabela 'TB_RelMensal_Mes_Participacao" para a Sala 2.

Na linha 40 (destacada em verde) está o resultado esperado.

Não sei como ajustar a fórmula para considerar o Mês de participação de cada sala. O Mês refere-se a coluna de datas destacada pela cor Laranja,

Alguém poderia me ajudar nesse ajuste?

 
Postado : 03/06/2022 2:29 pm
deciog
(@deciog)
Posts: 0
Trusted Member
 

@sandrolima , bom dia.

Explica como voce chegou no valor 905,33 pois não achei esse valor

Decio

Marque o tópico como Resolvido se foi solucionado seu problema.
Brasil, São Paulo - SP
Décio Gassi

 
Postado : 04/06/2022 9:25 am
(@sandrolima)
Posts: 0
Estimable Member
Topic starter
 

Boa tarde, DecioG.

E obrigado pelo contato.

Vamos lá para o resultado ilustrado como resultado desejado. Primeiramente desconsidere a coluna [Valor integral]... ela não faz parte dos cálculos necessários.

1) Repare que valor total de despesas pagas por cada sala e que fazem parte do rateio estão distribuídas na Tabela "TB_RelMensal_DespesasPagas" e nesse caso do exemplo as despesas do Mês de Fevereiro foram todas pagas pela Sala 6 e correspondem ao total de R$ 2.084,41

2) Os meses em que cada Sala participa do rateio de despesas está assinalado na Tabela "TB_RelMensal_Mes_Participacao"

No caso do exemplo da planilha em que estão listadas apenas as despesas de fevereiro estão participando das despesas somente as Salas 1,5 e 6

3) O tipo de despesa que cada Sala participa do rateio está assinalado na Tabela "TB_RelMensal_Rec_Desp_Participacao"

4) A Sala 5 participa apenas de 2 tipos de despesas:

- Despesas fixas / recorrentes (R20) no total de R$ 621,71

- Despesas ocasionais / esporádicas (R22) no total de R$ 198,35

Que juntas somam R$ 820,06

Sendo assim o valor correspondente da Sala 5 é igual a 820,06 dividido pela quantidade de sala participantes das despesas no Mês de Fevereiro (no caso Salas 1, 5 e 6), portanto 820,06/3 = 273,35

5) Por outro lado as Salas 1 e 6 participam de todas as despesas:

- Despesas fixas / recorrentes (R20) no total de R$ 621,71

- Despesas - funcionários (recepção) (R21) no total de R$ 1.264,35

- Despesas ocasionais / esporádicas (R22) no total de R$ 198,35

- Outras despesas (R23) no total de R$ 0,00

Sendo assim o valor de rateio das Salas 1 e 6 corresponde a (621,71/3) + (1.264,35/2) + (198,35/3) + (0/2) = 905,53 , já que ambas estão assinaladas para participação no Mês de Fevereiro.

Espero que tenha esclarecido e qualquer dúvida estou à disposição.

Grato desde já pela intenção de ajudar.

 

 

 

 

 

 
Postado : 04/06/2022 4:42 pm
(@sandrolima)
Posts: 0
Estimable Member
Topic starter
 

Bom dia, pessoal

Precisando muito dessa fórmula... alguém poderia me ajudar?

Preciso somente incluir o mês de participação no cálculo.

Agradeço a quem puder colaborar.

 
Postado : 07/06/2022 11:03 am