Notifications
Clear all

Planilha de acompanhamento - esteira de crédito

4 Posts
2 Usuários
1 Likes
155 Visualizações
(@peterson88)
Posts: 3
Active Member
Topic starter
 

Olá,

 

Preciso de ajuda para melhorar uma planilha que temos de acompanhamento , chamada esteira de crédito.

A planilha possui várias colunas como nome do cliente, cnpj, valor da operação, etc e o campo principal das observações.

 

Conforme vai se negociando e tendo tratativas, vai se adicionado o texto na coluna acompanhamento, exemplo:

"01/01/2024 - Conversado com o cliente que ficou de enviar comprovante x; 20/01/2024 - Enviado simulação ao cliente; 31/01/2024 - Aguardando assinatura do contrato" e assim segue

Acontece que essa coluna vai ficando enorme ao longo da negociação.

Gostaria de algum modo alimentar que ficasse visível somente a última data e observação cadastrada na negociação.
Mas caso quisesse olhar as demais etapas e informações que foram colocadas ao longo da negociação fosse fácil de obter. (Caso precise saber o histórico todo como foi ou está). Por exemplo, expandindo a consulta dessas observações, algo do gênero.

 

Até pensei em fazer isso via comentários. Mas acho que existe um modo e alguma ferramenta/fórmula mais propícia para esse serviço.

 

Deixo em anexo modelo do que estou falando, sendo na linha 2 como é atualmente (agora imagine em torno de 50 linhas e fazer esse acompanhamento) e a linha 3 que havia pensado em fazer via comentários, mas que acho trabalhoso de se fazer.

 

Alguém sugere algo?

Muito obrigado.

 
Postado : 31/01/2024 6:02 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Olá, @peterson88.

Veja se o ajuste manual da altura da linha funciona aí.

1. selecione a linha com o direito, no caso do seu print selecione a linha 2, e escolha Altura da Linha; digite um valor experimental, por exemplo 12

2. conforme o valor digitado, o tipo e o tamanho da Fonte, será exibida somente a primeira linha do texto contido nas células daquela linha da planilha; para exibir mais linhas, aumentar a altura da linha na planilha conforme o item 1 acima

3. depois de feito o referido ajuste, para acessar/ver todo o texto contido em cada célula da linha ajustada, basta selecionar a célula e ver todo o seu conteúdo na Barra de fórmulas, cuja altura pode ser aumentada por arraste; para acessar/ver/editar/acrescentar linhas aplique duplo clique na célula de interesse

Osvaldo

 
Postado : 31/01/2024 10:20 pm
peterson88 reacted
(@peterson88)
Posts: 3
Active Member
Topic starter
 

Primeiramente, obrigado pela resposta e atenção @osvaldomp!

A princípio fica um pouco melhor, mas ainda assim não fica 100% pelo motivo de que o que é digitado na célula observação é muito variado.

Exemplo
LINHA 2: 31/01/2024 - Fulano de tal vai tratar; 25/01/2024 - Enviado mensagem ao ciclano.
LINHA 3: 31/01/2024 - Enviado documentos para consulta e simulação, fulano ficou de mandar tal e tal coisa. Reunião agendada para isso e aquilo. E mais isso ou aquilo que completará um tamanho bem maior de célula.

O ideal era achar alguma maneira que na célula observação ficasse somente a última interação. E através dessa célula fosse fácil visualização o histórico das observações anteriores.

 
Postado : 31/01/2024 10:47 pm
(@osvaldomp)
Posts: 852
Prominent Member
 

Veja no print anexado como seria o resultado obtido da forma que comentei antes.

Para efeitos comparativos o texto que está em C2 está repetido em C5 e em C8.

Em C2 a altura da linha está no automático do Excel, ou seja, quebra texto sempre.

Em C5 e em C8 ajustei a largura da coluna C para acomodar a primeira linha inteira do texto e ajustei alturas diferentes das linhas 5 e 8.

Se não for isso que você deseja então mostre um print ou a própria planilha com o resultado desejado.

Se a solução desejada for mais complexa do que essa que passei, então talvez seja possível via macro, nesse caso informe se o uso de macro seria viável no seu caso.

 

Osvaldo

 
Postado : 01/02/2024 8:22 am